Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > literatura
Whatsapp Whatsapp
Literatura

Pesquisador lança livro com fotografias inéditas de Pierre Verger

Evento será no dia 13 de abril, na sede do Instituto Cervantes. Publicação traz imagens captadas por Verger durante passagem pelos EUA

Redação iBahia • 04/04/2023 às 8:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Pesquisador lança livro com fotografias inéditas de Pierre Verger
Foto: Reprodução / Google Street View

O Instituto Cervantes Salvador recebe, no próximo dia 13 de abril, o lançamento do livro “Pierre Fatumbi Verger: United States of America Photographs 1934 & 1937”. A obra é assinada pelo intelectual, professor e escritor espanhol Javier Escudero e estará disponível na entidade a partir das 19h.

O livro aborda a passagem do fotógrafo Pierre Verger pelos Estados Unidos nos anos de 1934 e 1937, durante o período que ficou conhecido como “Grande Depressão”. Verger produziu fotografias que documentam os símbolos nacionais do país e a atmosfera social e econômica da época em que muitos cidadãos enfrentavam segregação e pobreza.

Leia mais:

As 150 fotografias presentes no livro – a maioria nunca publicada antes – foram selecionadas de 1.110 negativos, após uma intensa e detalhada pesquisa na Fundação Pierre Verger, em Salvador.

As imagens captam, com acentuada sensibilidade e complexidade, a rica diversidade cultural e racial dos Estados Unidos no período. Javier Escudero aponta que as fotografias de Verger constituem uma contribuição extraordinária para a compreensão da América dos anos 1930 e para o crescimento do fotojornalismo e da fotografia documental e artística.

Sobre Pierre Verger

O fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês Pierre Edouard Léopold Verger (1902-1996) nasceu em Paris, mas viveu a maior parte de sua vida na capital baiana. Tornou-se uma referência no estado da Bahia, deixando um importante legado sobre as culturas afro-baiana e diaspóricas, voltando efetivamente o seu olhar de pesquisador para os aspectos religiosos do candomblé.

Um apaixonado pelo mundo, Verger construiu a maior parte de sua obra baseada na vida cotidiana e na cultura popular dos cinco continentes. Apesar de ter se fixado na Bahia, Verger nunca perdeu seu espírito nômade. A história, os costumes e, principalmente, a religião praticada pelos povos iorubás e seus descendentes, na África Ocidental e na Bahia, passaram a ser os temas centrais de suas pesquisas e sua obra. Em sua introdução a este volume, Javier Escudero Rodríguez enquadra a significativa contribuição de Verger para a fotografia moderna, bem como a relevância duradoura desta nova coleção de imagens da Grande Depressão.

Lançamento do livro Pierre Fatumbi Verger: United States of America Photographs 1934 & 1937 - Edição em Inglês

Autor: Javier Escudero Rodríguez

Quando: 13 de abril de 2023 | 19h

Local: Auditório Instituto Cervantes de Salvador (Av. Sete de Setembro, 2792. Ladeira da Barra)

Evento aberto ao público

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LITERATURA :

Ver mais em Literatura