iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
LITERATURA

Polêmicas! Relembre dez biografias que deram o que falar

No Brasil, casos de obras biográficas não-autorizadas já renderam famosos embates, a maioria deles travados na Justiça. Mas fora do país, o quadro não é muito diferente

foto autor

28/09/2014 às 9:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:31 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
De tempos em tempos surge uma nova polêmica a respeito da biografia de alguma personalidade. E se a biografia em questão tiver sido publicada sem a autorização prévia do biografado, a polêmica ainda será acompanhada por discussões sobre invasão de privacidade, liberdade de expressão e censura. No Brasil, casos de obras biográficas não-autorizadas já renderam famosos embates, a maioria deles travados na Justiça. Mas fora do país, o quadro não é muito diferente. Veja abaixo dez biografias polêmicas que deram muito o que falar. 1. Roberto Carlos em Detalhes (Paulo César Araújo, 2006)
Uma das mais polêmicas biografias nacionais, Roberto Carlos em Detalhes está sempre em pauta quando o assunto é a autorização das biografias. Escrita por Paulo César Araújo, a obra foi recolhida das livrarias pouco tempo depois de publicada, em 2006. O cantor recorreu à Justiça para retirar o livro de circulação, alegando que correspondia a uma invasão de privacidade. 2. Estrela solitária (Ruy Castro, 1995)
Outro caso famoso de biografia não-autorizada que causou polêmica é a de Ruy Castro sobre o jogador Garrincha. Os exemplares de Estrela Solitária também foram recolhidos após as filhas do atleta se sentirem lesadas em relação ao capítulo sobre o vigor sexual de Garrincha e processarem autor e editora por danos morais. A indenização foi negada pela Justiça, que concedeu à família 5% do valor de capa por danos materiais. 3. Diana: Sua Verdadeira História (Andrew Morton, 1992)
Diversas foram as biografias não-autorizadas já escritas sobre a princesa Diana. Todas elas repletas de polêmicas. Andrew Morton, no entanto, foi um dos primeiros a publicizar a vida da princesa de Gales em Diana: Sua Verdadeira História. Best-seller internacional, o livro traz os escândalos em torno do casamento de Lady Di com o príncipe Charles, os amantes e problemas de saúde, como a bulimia. Morton ainda escreveu Diana: In Pursuit of Love (Diana: Em Busca do Amor), biografia póstuma da princesa. 4. Dirceu - A Biografia (Otavio Cabral, 2013)
A biografia não-autorizada do ex-ministro José Dirceu, que se recusou a ser entrevistado pelo autor, também deu o que falar. Escrita com a ajuda de dois pesquisadores, Dirceu - A Biografia destaca questões pessoais e profissionais da trajetória do político, que integrou o movimento estudantil brasileiro, encarou a clandestinidade na época da Ditadura Militar e foi um dos protagonistas no escândalo do mensalão. 5. 50 Anos a Mil (Lobão, 2011)
A autobiografia do músico Lobão é polêmica não por ter sido censurada, mas pelas sucessivas declarações do artista. Escrita com a ajuda do jornalista Claudio Tognolli, 50 Anos a Mil traz histórias de suborno a um juiz durante os processos que respondeu por porte de drogas, acusações de plágio e críticas ao grupo de rap Racionais MC's, ao Movimento Sem Terra (MST) e à MPB. 6. Angelina (Andrew Morton, 2011)
Novamente Andrew Morton aparece na nossa lista. Especialista em biografias não-autorizadas, o autor não deixou de fora do seu rol de artistas biografados a atriz Angelina Jolie. Uma das obras mais vendidas de Nova York, Angelina traz informações sobre o passado da atriz, como a conturbada relação de Jolie com o pai e sua dependência em heroína (no livro, há fotos da atriz nua usando a droga), os breves e polêmicos casamentos com Jonny Lee e Billy Bob Thorton e a relação com Brad Pitt. 7. O Mago (Fernando Morais, 2008)
Conhecido por escrever biografias polêmicas, Fernando Morais se dedicou, em 2008, à revelar ao público aspectos desconhecidos da vida de Paulo Coelho. O problema de O Mago, no entanto, diz respeito ao ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, acusado por Coelho de pedir votos para que Helio Jaguaribe fosse eleito para a Academia Brasileira de Letras em troca de viagens, convites e medalhas. Resultado: apesar de o livro não ter sido recolhido, a editora foi obrigada pela Justiça a pagar R$ 50 mil a Lafer por dano de imagem. 8. Tom Cruise - Biografia não autorizada (Andrew Morton, 2008)
Mais um caso de biografia não-autorizada escrita por Andrew Morton, que se tornou best-seller. Ainda à venda, Tom Cruise - Biografia não autorizada traz histórias sobre a relação do ator com a Igreja da Cientologia e supostos comportamentos que ele teria adotado durante a gravidez de sua ex-mulher Katie Holmes, como pedir que ela se comunicasse apenas por gestos para manter o bebê tranquilo. Na época, Cruise desmentiu a história e moveu um milionário processo contra a editora. 9. Marilyn e JFK (François Forestier, 2009)
As histórias do relacionamento clandestino e trágico de Marilyn Monroe com o ex-presidente dos Estados Unidos John Fitzgerald Kennedy preencheu páginas e páginas de Marilyn e JFK, biografia escrita por François Forestier. No livro são descritas diversas práticas de Kennedy, como o costume de dormir com prostitutas, atrizes e mulheres de amigos ou o intenso consumo de drogas como cocaína, anfetaminas, maconha e LSD. 10. Apenas Uma Garotinha (Eduardo Belo e Ana Cláudia Landi, 2005)
Apenas Uma Garotinha narra a trajetória de vida da cantora Cássia Eller. O problema da biografia, no entanto, não tem a ver com a história da artista. O que acontece é que um tio e uma amiga de Cássia alegaram tem sido prejudicados por detalhes presentes na obra no que diz respeito ao relacionamento deles com a artista. O caso ainda está correndo na Justiça, mas todos os exemplares do livro, que teve somente uma edição, já estão esgotados na editora Planeta. Leia também: Colóquio História em Quadrinhos inscreve para oficinas Happy Holi anuncia line up para edição do festival em Salvador Escritor baiano lança 'Dicionário Amoroso de Salvador' na Livraria Cultura Conheça diversidade que movimenta a vida cultural de Itapuã

Leia também:

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Literatura