Mapas Juninos

HGE atende 45 pessoas queimadas durante feriado de São João

Em Cruz das Almas, mais de 20 pessoas procuraram atendimento médico por ferimentos causados pelo emprego de espadas

Da Redação Correio 24h
- Atualizada em
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou nesta segunda-feira (25) o balanço de pessoas queimadas durante o feriado de São João. No Hospital Geral do Estado (HGE), foram atendidas 45 pessoas, sendo 19 destas com queimaduras diversas e 26 por explosão de bombas. O período contabilizado pelo balanço teve início neste sábado (22) e se estende até às 8h30 desta terça-feira (25).

No mesmo período, foram atendidas ao todo no hospital 600 pessoas. Ou seja, 7,5% de todas as ocorrências da unidade de saúde estavam relacionadas ao São João. O dia com o maior número de atendimentos foi o feriado de segunda-feira (24), quando foram recebidas onze pessoas vítimas de queimadoras e 12 feridas por explosões de bomba.

Ao todo, o número de feridos por causa dos fogos de São João foi ligeiramente menor em comparação com o ano passado, quando foram atendidas 53 pessoas: 21 vítimas de queimaduras e 32 por explosões de bomba.

Cruz das Almas
Somente na noite de domingo (23) para a segunda-feira (24), a Secretaria da Saúde do município registrou 20 pessoas atendidas por causa de queimaduras: dez na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e outras dez na Santa Casa da Misericórdia. Todos os pacientes foram vítimas das tradicionais espadas - que são proibidas há três anos em Cruz das Almas.

O balanço dos dias anteriores de festa, começando do dia 21, é de 4 queimados por espadas e um queimado por fogo de artifício, além de uma criança de 5 anos que sofreu ferimentos na mão depois da explosão de uma bomba.

Santo Antônio de Jesus
No Hospital Regional da cidade foram atendidas apenas duas vítimas de queimaduras entre os dias 22 e 24 deste mês. Um dos pacientes já foi liberado, mas um outro permanece internado: uma criança, que teve queimaduras na mão e na face, sem gravidade.

Matéria original Correio 24h
HGE atende 45 pessoas queimadas durante feriado de São João