A capital baiana é mundialmente conhecida não só por sua cultura e sua história, mas também por suas belezas naturais. Cercada pela Baía de Todos os Santos e pelo Oceano Atlântico, Salvador tem um pôr do sol irresistível, repleto de cores e emoldurado pelo mar. E não faltam lugares na capital baiana para curtir este espetáculo da natureza. O
iBahia listou dez lugares para aproveitar o final de tarde. Confira!
Farol da BarraUm dos pontos mais tradicionais para este programa, o pôr do sol no Farol da Barra é quase uma parada obrigatória no final de tarde para quem está na região. Quem está de carro, parado no trânsito, até esquece o stress ao contemplar aquela vista com cara de cartão postal. Já quem está a pé vai para o fundo do Forte de Santo Antônio da Barra, senta na grama e curte a despedida do sol, muitas vezes acompanhada de música e até peças de teatro.
Solar do UnhãoVer o pôr do sol no Solar do Unhão é uma experiência incrível, com um toque especial da vista da Gamboa de Baixo. Há quem aproveite para dar uma volta no Museu de Arte Moderna e, quando chega a hora do espetáculo, se junta com os outros espectadores para apreciá-lo com aquele imenso mar azul.
Ponta de HumaitáA Ponta de Humaitá é o destino no final de tarde de muitos namorados, famílias e crianças. Animado, o espetáculo ganha um toque musical com ares da guitarra baiana com o projeto gratuito "Domingos Instrumentais" durante o verão.
Estação de PlataformaPara fugir um pouco do tradicional, uma ótima opção para curtir o final de tarde é na estação de trem de Plataforma. Lá, o pôr do sol é emoldurado pelas palmeiras imperiais da estação e pelas águas da Baía de Todos os Santos. É um programa para toda a família: basta embarcar no trem do subúrbio, parar nesta estação, e contemplar o espetáculo.
Praça MunicipalA vista por si só já encanta os soteropolitanos. Juntando o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, o Forte de São Marcelo, a Baía de Todos os Santos e as diversas cores no céu, o pôr do sol assistido na Praça Municipal parece uma pintura.
Porto da BarraO pôr do sol no Porto da Barra é a cara do verão. Para contemplá-lo, há diversas opções: tem gente que prefere ficar no mar, olhando para o horizonte. Outros, sentam na areia ou se apoiam no muro, esperando a hora do espetáculo, que geralmente termina com uma salva de palmas.
ItapuãNão é à toa que Itapuã serviu de inspiração para Vinicius e Toquinho. Passar uma tarde lá, principalmente um final de tarde, bebendo água de coco, é um programa especial para os soteropolitanos, que muitas vezes já aproveitam para curtir a noite nos bares do bairro.
Praça Castro AlvesO pôr do sol na Praça Castro Alves é de uma beleza particular. Inserido na atmosfera do Centro Histórico, o programa é uma opção de muitos soteropolitanos no final de tarde. Alguns aproveitam para assistir o espetáculo para depois ver um cineminha.
Santo Antônio Além do CarmoQuem gosta de sossego, o pôr do sol no Santo Antônio Além do Carmo é o ideal. Além da bela vista da Baía de Todos os santos, lá o clima é de interior: uma pracinha, crianças brincando na rua, idosos conversando, famílias passeando. Sem contar com as casinhas coloridas que podem ser vistas no caminho.
RibeiraA Enseada dos Tainheiros dá um toque especial ao pôr do sol da Ribeira. Dá para passar o final de tarde tomando sorvete e ver o sol se despedir por trás dos saveiros.