iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MODA E BELEZA

Escolha errada do vestido do bebê pode interferir no batizado

Saiba como decidir pelo melhor modelo e quais são as tendências para esse tipo de roupa

foto autor

20/07/2015 às 20:42 • Atualizada em 28/08/2022 às 6:56 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Dino O momento do batizado é um dos mais importantes na vida de uma pessoa cuja fé inclui esse ritual. Assim como em toda celebração, há um traje específico para este momento. Para as meninas, os vestidos claros são a vestimenta mais recomendada. O branco representa a pureza de uma nova vida, menção que o padre fará na celebração. Mas é possível usar outras cores bem clarinhas, florais bem discretos ou o branco com alguns detalhes (poucos) coloridos. Na dúvida, opte pelo branco tradicional. Mas você sabia que há outras questões a serem levadas na escolha do vestido para o batismo? E que a escolha errada pode até prejudicar o andamento da celebração? Como? Se a mamãe ou papai escolherem um vestido bonito, porém com rendas, babados e afins de forma excessiva, a criança pode acabar ficando irritada. Nessa hora, minha amiga, o choro é inevitável. Então pense sempre no conforto da sua filha. Afinal de contas, o dia do batizado é uma data especial para ela. Dependendo da época do ano, o tecido também influencia. Criança também sente calor e nem sempre as igrejas conseguem manter uma temperatura agradável. Se este for o caso, escolha tecidos leves e mais fresquinhos.
Charlotte foi batizada recentemente pelos pais Kate e William; primogênito do casal, George, também chamou a atenção pelo look que usou
Outro ponto importante para não atrapalhar a cerimônia: em determinado momento da celebração, o padre ou quem conduz o ritual precisa fazer a unção da criança com o óleo. Isso é feito na altura do peito das meninas e meninos. Por isso, é preciso escolher um vestido que tenha uma abertura frontal já planejada ou que seja fácil a exposição do peito da criança. O uso de chapéus nas crianças não está proibido. Porém, ele também precisa ser de fácil remoção, porque não dá para o padre molhar a cabeça da criança na pia batismal se o batizando está com algo na cabeça. A criança ainda corre o risco de ficar irritada. Precauções tomadas, é hora de escolher o modelo! Os mandriões eram muito utilizados nos batizados. São peças clássicas, uma espécie de camisola de batismo. Ainda hoje há quem prefira manter a tradição. Porém, o mandrião é pouco prático. Há muito pano, e a criança pode acabar ficando incomodada. As opções de vestidos tradicionais, porém mais curtos do que os mandriões, têm sido tendência.Para quem quer sair um pouco do branco padrão, existem algumas opções. O rosinha, o bege discreto e o amarelo bem clarinho podem ser usados. Também há opções de branco com efeito texturizado de floral, que fica bem elegante, mantendo a discrição. Se a celebração for à noite, pode-se usar roupas com um pouco de brilho e detalhes coloridos. Em relação ao tipo de tecido, dê preferência ao algodão, fustão ou cambraia, que são mais leves e delicados. Como conservar? Não importa se você vai guardar o vestido ou passá-lo para frente. É importante que você conserve a roupa. Como? Lavar à mão é uma primeira dica, porque ajuda a manter as características originais a peça. Quando for lavar, enxague de três a quatro vezes, porque até o sabão neutro é um pouco ácido, e os resíduos podem estragar o vestido. Dicas importantes: Não alvejar, passar a temperatura mínima e não lavar a seco são ações que ajudam a manter o vestidinho. Usar saco plástico para embalar a roupa não é recomendado, porque ela pode ficar amarelada mesmo assim. Prefira guardá-la em uma fronha azul marinho. Por que? O pigmento azul, presente nos tecidos azuis, ajuda a proteges contra o desgaste das fibras da roupa.

Leia também:

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Moda e Beleza