Praia, piscina, sal, cloro, suor, muito sol... O verão está com tudo, e para a gente se refrescar só mesmo se rendendo aos mergulhos. Mas e o cabelo, como fica? É importante não descuidar dos fios, que precisam de atenção especial nesta época do ano para não ficarem ressecados por conta da exposição aos raios solares.
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Camila Marçal, médica-responsável pelo Instituto da Pelle Madureira, lista aqui dez dicas para aproveitar a estação sem prejudicar a cabeleira, mantendo-a linda e saudável o ano todo.
Leia também:
1- Nos dias de sol, os fios devem ser protegidos com o uso de filtro solar, que é encontrado em alguns leave-ins. Eles formam uma película na haste do fio, diminuindo a perda de umidade e formando uma barreira de proteção contra os raios UV.
2- Após o mergulho no mar ou na piscina, procure lavar os fios com água doce, para evitar o ressecamento pela água salgada ou pelo cloro. Caso não tenha uma ducha por perto, use uma garrafinha de água mineral.
3- A barreira física também é muito importante. Invista em lenços, bonés ou chapéus UV para proteger o cabelo e o couro cabeludo.
4- A hidratação é fundamental para evitar o ressecamento e a quebra dos fios e deve ser realizada pelo menos uma vez na semana. Além das máscaras, há uma diversidade de ampolas no mercado, que promovem uma recuperação rápida dos fios.
5- Os óleos vegetais também costumam auxiliar bastante no cuidado do cabelo durante o verão. O de coco, por exemplo, é uma excelente opção para uma hidratação profunda dos fios. Existem diversas formas de uso, mas é importante frisar que a aplicação deve ser feita apenas nos fios.
6- Aproveite as altas temperaturas do verão e dê preferência a banhos frios, que são mais saudáveis para o cabelo. A água muito quente estimula a oleosidade do couro cabeludo e abre as escamas dos fios, contribuindo para o ressecamento e a perda de brilho.
7- Couro cabeludo oleoso pode precisar de higienização mais frequente durante o verão, pois o ambiente úmido aumenta a proliferação de fungos. Use xampus e condicionadores específicos para esse tipo de queixa.
8- Pessoas com cabelo louro, colorido ou com mechas devem investir em produtos que protejam a cor. Além disso, é importante evitar procedimentos químicos durante a estação.
9- Para quem não dispensa o uso de secador, o cuidado deve ser ainda maior. O uso de protetores térmicos e a utilização do aparelho a uma distância de pelo menos 15 centímetros da cabeça ajudam a diminuir os danos.
10- E não se esqueça de consultar seu dermatologista para avaliar a necessidade de outros cuidados ou tratamentos específicos para seu cabelo.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!