O outono chegou ao Brasil no último dia 20 de março, e mesmo com todas as alterações sociais por conta do coronavírus, não é tempo de deixar os cuidados com a beleza de lado. Entre cores, estampas e acessórios, é possível fazer fazer combinações que se adequam ao clima ameno trazido por essa estação.
Para especialista em moda Roze Motta, que é responsável pelo look de nomes como Fernando & Sorocaba, Marcos & Belutti, Thaeme & Thiago, entre outros famosos, essa época do ano abre espaço para muitas tenências. Para ajudar a entender quais, ela separou dicas dicas e as melhores formas de aproveitá-las. Confira:
Cores
Verde: A Pantone definiu que a cor de 2020 é o azul clássico e o tom continua super em alta. Mas durante o outono, quem rouba a cena mesmo é o verde. Do musgo ao militar, é hora de escolher o tom que quiser e vestir a cor da natureza.
Tons terrosos e neutros: Pode-se dizer que nuances de nude, branco, off-white e tons terrosos são o novo preto da estação. A cartela traz elegância e sobriedade ao visual e vai muito bem em looks monocromáticos, passando longe do monótono.
Neon: Os tons vibrantes do verão permanecem e colorem o outono também. Dando vida ao tradicional preto, as cores aparecem até mesmo em peças tradicionais como os trench coats.
Estampas
Xadrez: Na opinião de Roze, esse é um clássico que sempre reina no outono/inverno e volta com tudo em 2020. Amplamente visto nas passarelas nacionais e internacionais, padrões geométricos deixam o look sofisticado.
Animal print: Ele voltou a várias temporadas atrás e veio para ficar. Assim como no verão, o animal print permanece em alta, conferindo estilo a qualquer produção.
Tecido
Couro: O tecido da vez é o couro, mas ecológico, claro. Mais do que nunca, a moda está andando de mãos dadas com soluções conscientes e sustentáveis. Quem pensou nas clássicas jaquetas com uma pegada mais rocker, vai precisar ampliar horizontes.
Para Roze, a peça continua na lista do "tem que ter", mas abre espaço para modelos diferentes, alongados, oversized, tons muito além do pretinho básico e pode ser levado para qualquer peça.
Vinil: peças em vinil fazem novamente referência a décadas passadas. Principalmente em calças, o material foi amplamente visto em desfiles como o da Yves Saint Laurent.
Peças-chave e dicas infalíveis
Mangas, ombreiras, volumes: As mangas bufantes já foram vistas no verão e permanecem no outono. Volume é a palavra de ordem, seja ele proporcionado por franzidos, tecidos estruturados, ombreiras, punhos largos, supergolas e entre outros artifícios que trazem um pouco o exagero e do glamour dos anos 80 e não vão deixar o look passar despercebido.
Mix de estilos: Das passarelas de Louis Vuitton à Prada, o mix de estilos foi uma das tendências mais vistas. Peças de alfaiataria mais masculinas com bordados e brilho, saias e blazers,gravatas e miçangas em um mesmo look, a mistura é a oportunidade perfeita de agregar personalidade e criatividade ao visual.
Maxi-casacos e cardigans: Quase opostos, mas o objetivo aqui é conforto camuflado com muito estilo. Peças superdimensionadas em tricot, lã ou até pelúcia podem ser difíceis de adaptar ao clima mais quente, mas são perfeitas para um dia mais friozinho.
Já os tradicionais cardigans deixam o look clássico e são mais fáceis de adaptar as temperaturas brasileiras. A novidade é que ambos saíram do lugar comum e agora vêm em cores divertidas para dar vida ao look.
Acessórios de cabeça: Presilhas, chapéus, boinas, headbands e principalmente lenços. Acessórios de cabeça e cabelo são uma grande aposta da estação. Vale tudo na hora de escolher o adorno que mais combina com o look e com a personalidade
Menos é mais… ou não
Segundo Roze, poduções monocromáticas ou que cobrem da cabeça aos pés vão do básico ao exagero sem sair de moda. Um vestido de mangas longas sem mais acessórios, mas de um tecido superbrilhante. Uma produção inteira bege, mas com uma maxi peça. O segredo é sempre um pouco de equilíbrio.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!