Esteticamente, podemos dizer que os pelos no nariz incomodam, mas eles são primordiais para a saúde. Eles servem para proteger as vias respiratórias e evitar que germes, bactérias e até mesmo detritos cheguem ao pulmão. Diversas pessoas buscam apará-los para que eles não fiquem "pulando" para fora do nariz.
No entanto, é importante saber qual a melhor forma de realizar esses cortes, visto que uma depilação mal feita pode prejudicar a saúde como um todo. Regina Jordão, fundadora e CEO do Pello Menos, rede especializada em depilação à cera, separou os cuidados que se deve ter antes de escolher o seu método para conter os pelos.
Pinça
Não é, nem de longe, um método recomendado, pois são grandes os riscos de se machucar e eliminar os pelos pela raiz, reduzindo, assim, as chances de defesa do organismo contra agentes externos. “Cuidado com a pinça, pois como é um instrumento com ponta, pode lesionar a narina facilmente se não for precisa na hora de puxar o pelo. Além do mais, pode deixar a pessoa exposta a contaminantes sem necessidade”, destaca Regina.
Tesouras
Existem tesouras fabricadas especialmente para depilação do nariz, que possuem pontas mais delicadas que permite uma retirada menos agressiva dos pelos. “Mas atenção, nada de recorrer aquelas direcionadas para unhas e cabelos, viu? Estas possuem pontas afiadas que podem ferir suas narinas”, ressalta a executiva.
Cera
A aplicação do produto acontece por meio de um palito, que é inserido nas regiões mais externas da narina. Os pelos que aderirem à cera, são eliminados quando o palito for retirado. “Aqui vale um alerta: cuidado na hora de escolher o local para este procedimento. Faça com alguém de confiança. O ideal é que o especialista remova os pelos da entrada da cavidade nasal e uma faixa na parte de fora, eliminando apenas o necessário”, completa.
Aparelhos elétricos
Os aparelhos elétricos têm acessórios que, acoplados, eliminam os pelos do rosto. Eles irão cumprir a função de aparar aqueles pelos do nariz com maior praticidade e de forma mais rápida, porém é preciso uma atenção especial com este equipamento. “Evite inseri-lo muito profundamente nas narinas para que não faça a retirada dos pelos que são fundamentais para manter seu organismo protegido”, diz Jordão. “Posicione-o na entrada da narina, tendo cuidado para retirar apenas aqueles que estão mais aparentes, nada mais que isso”, finaliza.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade