Você faz o ritual de beleza todos os dias, religiosamente, mas a temida espinha aparece bem na semana, ou dia, daquele jantar especial. O que fazer? Em entrevista a revista 'Vogue' a dermatologista Silvia Zimbreslistou as técnicas mais eficientes para ajudar a eliminar essas indesejadas reações cutâneas mais rapidamente. Confira:
LIMPEZA "Sabonete ou loção de limpeza com 2% de ácido salicílico: usar uma semana antes da menstruação ajuda a diminuir a incidência de espinhas relacionadas à questão hormonal, já que ele controla a oleosidade da pele e tem ação secativa e anti inflamatória na acne"
DIRETO AO PONTO "A argila, especialmente verde ou branca, é um ótimo secativo". Ou seja: use a sua máscara de argila pontualmente na espinha para acelerar a cicatrização.
DISFARCE "Normalmente usados para tirar a vermelhidão dos olhos e deixá-los branquinhos, os colírios contém ativos que causam vasoconstricção e, portanto, também ajudam a deixar as espinhas menos vermelhas"
QUEIME "Tanto o ácido retinóico (e derivados) como o glicólico e o salicílico têm ação secativa e anti-inflamatória nas espinhas, o que pode ajudar a secá-las mais rápido, em uma única noite" Mas se o caso for mais grave do que uma única e indesejada espinha...
PEELING "Existem vários que são incríveis para secar a acne: salicílico, retinóico, glicólico, resorcina e Jessner. Como a concentração desses ácidos é muito maior do que aquela encontrada em produtos de domicílio, o resultado é muito mais rápido. Mas só devem ser feitos pelo dermatologista em consultório"
LASER "A luz intensa pulsada e o laser de Nd YAG têm uma ação anti-inflamatória incrível e ajudam bastante na acne ativa e também nas marquinhas escuras deixadas pelas espinhas"
SOS ÚLTIMO RECURSO "O dermatologista pode, no consultório, infiltrar corticóide na acne. Ela regride em algumas horas", explicou a Dra. Silvia sobre a injeção emergencial que, ela garante, é usada com absoluta parcimônia e em casos extremos como uma noiva no dia de seu casamento.