icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MODA E BELEZA

Vic Ceridono dá dicas de automaquiagem

Espalhar bem os produtos do rosto é uma das chaves do sucesso, diz ela

foto autor

Redação iBahia

19/01/2017 às 8:56 • Atualizada em 27/08/2022 às 14:31 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Digamos que, hoje em dia, aprender a se maquiar não é tarefa tão complicada como 15 anos atrás - embora, claro, não seja também algo simples. Foi nesse período, pré-Youtube, redes sociais e blogs famosos que a paulistana Vic Ceridono começou a engatinhar no assunto que faz dela uma das brasileiras mais respeitadas do mundo da beleza. Tão influente que a gigante canadense M.A.C. Cosmetics a convidou para lançar um batom que leva sua assinatura.

Previsto para chegar às prateleiras em meados de 2017, Vic é só expectativa para o que considera seu grande sonho. Enquanto ele não se realiza de fato (afinal, ver as pessoas usando sua criação é o ápice de todo o processo), ela divide o tempo entre Londres, onde mora, e diversas cidades do Brasil, dando cursos de automaquiagem. De passagem pelo Rio para um aula no Peach Studio, no Leblon, ela conversou com o ELA sobre como se tornou uma expert e, claro, dicas de make.

O GLOBO: Você é jornalista de profissão, mas já teve alguma formação em maquiagem? Ou tudo que sabe foi aprendido de forma empírica?

VIC CERIDONO: Não! Foi tudo empírico. Sempre li muitas revistas e livros de maquiagem, já que na minha época não tinha YouTube. Foi isso e muita prática. Também tive a oportunidade de assistir a muitos maquiadores brilhantes trabalhando e ser maquiada por alguns deles. Isso ensina bastante. Mas você nunca sabe tudo, ainda bem! Aprendo constantemente técnicas, produtos diferentes e novas tendências que inspiram a mudar alguns hábitos.

Nas suas aulas de automaquiagem, você segue algum "método pedagógico"?

Acho que o mais valioso das aulas é a coisa do tutorial ao vivo: eu vou fazendo e explicando, como nos vídeos. E consigo ver o que as alunas estão fazendo, dar dicas específicas e responder perguntas. Para mim é interessante ver como as pessoas "reagem" ao que você fala. Se eu digo, por exemplo, "espalhe bem", cada pessoa entende de um jeito. Não é tão óbvio para todo mundo o que seria esse "bem", então consigo melhorar meu jeito de explicar até nos vídeos.

Que assunto dentro desse universo suscita mais perguntas? E que conselho você costuma dar?

Com certeza pele, especialmente corretivo e olheiras, e delineador. Para corretivo, a dica é se dedicar a encontrar o perfeito para você, entre as cores e as texturas disponíveis, e onde aplicar. Infelizmente não existe uma fórmula pronta para comprar e acertar. Produtos de pele exigem um pouco mais de paciência e dedicação, mas compensa! Para o delineador, a dica é praticar muito para conquistar a firmeza da mão.

Qual o maior erro de maquiagem que as pessoas costumam cometer?

Não sou muito de determinar erros, mas talvez o que a maioria das pessoas não pensa é que quanto mais espalhar, melhor o resultado e menor a chance de aparecer alguma "linha" estranha no rosto. Muita gente tem preguiça de ficar espalhando qualquer produto que seja. Falta tempo, então tendemos a passar de qualquer jeito. Mas se você gastar um minuto a mais na aplicação de uma base, um blush ou uma sombra, o efeito fica mais bonito.

Qual foi a lição de maquiagem mais importante que você aprendeu na vida?

Treinar! É o melhor jeito de conhecer seu rosto e de aprender mesmo.

A gente tem a impressão de que você é quase uma maquiadora profissional! Mas existe alguma coisa em relação a esse assunto que você tenha dificuldade em fazer?

Acho que minha maior dificuldade é com postiços mesmo. Eu sei colocar e, quando quero, coloco direito. Mas tenho preguiça e sempre acabo deixando para lá. E essa é a mágica da prática: se eu colocasse sempre, com certeza faria mais rápido e não precisaria ter preguiça do processo.

Que tipo de produto de make é seu fraco? E quantos desse "fraco" você tem?

Ixi, aí complica (risos). Sempre que penso que é um, lembro de outro. Quando comecei a fazer a série de vídeos "A louca do...", me impressionei com meu fraco por basicamente todos os tipos de produtos. Sempre posso justificar por ser meu trabalho, então é difícil controlar. Mas no momento diria iluminador e sempre o batom. O número vou ficar devendo!

Se você tivesse que salvar três produtos de um incêndio, quais seriam?

Salvaria minha coleção de produtos de edições especiais da M.A.C., porque esses não existem mais.

Você vai lançar um batom com a M.A.C. e sei que você não pode adiantar nada sobre a cor. Mas é possível nos contar como surgiu esse convite?

Acho que esperei minha vida toda por esse momento. Era um sonho mesmo lançar um produto com a M.A.C., e o convite aconteceu em setembro. Então o processo foi relativamente rápido. A cor eu já tinha na minha cabeça desde bem antes de o convite aparecer, então foi só colocar no papel uma descrição e um moodboard que servisse de ponto de partida. Semana passada fomos para Toronto, no Canadá, e tive a oportunidade de fazer o batom manualmente. Todo o processo foi muito legal. É incrível ver ele "existindo". Agora estou ansiosa para os próximos passos, revelar a cor, o lançamento...

Jogo rápido com Vic Ceridono

Batom ou gloss? Batom

Máscara ou curvex? Curvex

Base ou corretivo? Corretivo

Delineador ou sombra? Delineador

Vermelho ou nude? Aí você me pegou!

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Moda e Beleza