icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MUNDO

Após série de mortes, governos alertam sobre perigo das selfies

O governo de países como Rússia, Estados Unidos e Índia estão adotando uma série de medidas voltadas para combater a selfie

foto autor

11/09/2015 às 9:45 • Atualizada em 28/08/2022 às 4:25 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O ato de tirar fotografias selfies se tornou uma verdadeira febre dos últimos anos. Muitos adeptos da prática buscas lugares cada vez mais bonitos, exóticos e perigosos no mundo para registrar uma imagem. Por conta disto, diversos acidentes envolvendo a prática chamaram a atenção da mídia nos últimos anos.

Após série de mortes, governos alertam sobre perigo das selfies
(Foto: EBC)

Para combater o risco que este tipo de fotografia pode trazer alinhado a comportamentos de risco entre os seus adeptos, o governo de países como Rússia, Estados Unidos e Índia estão adotando uma série de medidas voltadas para combater a selfie. Na Rússia, o governo lançou uma cartilha para a população se conscientizar quanto as formas perigosas que algumas fotos estão sendo registradas. A decisão surgiu após quase 100 pessoas se machucarem e mais de 10 morrerem fazendo poses em situações de perigo.

Após mortes, russos criam 'cartilha da selfie segura'

Governo da Rússia lança campanha contra "selfies" perigosas.
(Foto: Reprodução/BBC)

O acidente mais recente no país aconteceu em junho de 2015, quando dois homens morreram nos montes Urais ao posar puxando o pino de uma granada. Uma universitária de 21 anos também morreu após cair de uma ponte em Moscou, de uma altura de 12 metros, ao tentar tirar uma selfie. "Uma selfie legal pode custar sua vida", informa o Ministério do Interior em uma das imagens da campanha russa, que incluem ainda "uma selfie com arma mata". Além disso, foram criados formatos de selfies em frente a um trem, no trânsito ou em telhados. Nos Estados Unidos, um rapaz de 19 anos morreu ao atirar em si mesmo enquanto posava para selfie com arma no início deste mês. No parque de Yellowstone, funcionários espalharam cartazes alertando sobre o risco das fotos após cinco visitantes terem sido atacados por bisões ao chegar muito perto dos animais, tentando tirar selfies com eles. Já na Índia, autoridades anunciaram na semana passada que iam implantar a prática de "zona livre de selfies" durante o festival hindu Kumbh Mela. O medo é de que se criem aglomerações ao tirar as fotos, causando possíveis acidentes. Em maio, a jovem romena Anna Ursu, de 18 anos, morreu eletrocutada após tentar fazer um selfie na estação de trem na cidade de Iasi, no nordeste da Romênia. Segundo estatísticas oficiais recebidas pela 'BBC', 10 pessoas morreram apenas em 2015, até o mês de julho, em acidentes causados durante tentativas de fazer autorretratos.
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Mundo