O jovem australiano Zac Mitchell, de 20 anos, passou por uma cirurgia inusitada no início do mês. Ferido em abril durante o trabalho numa criação de gado em Austrália Ocidental, ele teve o dedo polegar da mão direita decepado por um touro. Após duas tentativas sem sucesso de reimplante, os médicos decidiram realocar o dedão do pé no lugar do polegar.
— É uma ideia um pouco maluca — disse à BBC o cirurgião plástico Sean Nicklin, que realizou o transplante no Sydney Eye Hospital, há duas semanas. — (Os pacientes) não querem sofrer um ferimento em outra parte do corpo. Entretanto, mesmo que você tenha quatro dedos bons, se não tiver algo para fazer o movimento de pinça, sua mão perde grande parte da função.
Segundo Mitchell, o acidente aconteceu quando um touro imprensou sua mão contra uma cerca. O polegar foi decepado, mas seus colegas de trabalho o preservaram imediatamente após o acidente.
— Eles colocaram num isopor com gelo — contou o jovem.
Ele foi levado rapidamente para um hospital, mas os esforços para salvar o dedo falharam. A opção que restava era o implante do dedão. Mitchell foi bastante relutante, mas acabou concordando.
Agora, o jovem precisará de um período de 12 meses de reabilitação, mas ele pretende retornar ao trabalho na fazenda. De acordo com Nicklin, cirurgias como essa são raras, mas a realocação parcial do dedão acontece com frequência.
— Muitas pessoas pensam que o equilíbrio e o andar serão significativamente afetadas, o que geralmente não acontece — afirmou o médico.
Karen, a mãe de Mitchell, ficou impressionada com a recuperação:
— Duas semanas após a operação e o andar dele está praticamente normal.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!