Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > mundo
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Saúde

Lutador remove parte do pulmão após uso de cigarro eletrônico

No Brasil, a comercialização, importação e propaganda dos vapes é proibida

Bianca Andrade • 15/08/2023 às 6:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Lutador remove parte do pulmão após uso de cigarro eletrônico
Foto: Facebook

O lutador amador de MMA, Sean Tobin surpreendeu ao mostrar a consequência do uso excessivo do cigarro eletrônico no corpo dele.

Aos 20 anos, o jovem precisou passar por uma cirurgia de emergência após sofrer um colapso no pulmão direito. O atleta britânico teve parte do órgão removido devido aos danos causados pelo cigarro eletrônico.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Tobin iniciou o hábito de fumar o cigarro eletrônico aos 15 anos, em 2018 e revelou em entrevista que só interrompia o uso durante o sono.

O atleta deu entrada no hospital após sentir dores intensas nas costas. Os exames identificaram o pulmão comprometido com diversas manchas.

“O vape me levou à experiência mais dolorosa da minha vida. Passei dois anos precisando de ajuda para conseguir respirar e tenho, até hoje, um tubo no meu peito para impedir que meu pulmão volte a colapsar”, relatou no Facebook.


				
					Lutador remove parte do pulmão após uso de cigarro eletrônico
Foto: Facebook

No Brasil, a comercialização, importação e propaganda dos famosos vapes é proibida. A proibição foi determinada pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) número 46/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Apesar disso, a compra continua ocorrendo pela internet e em pontos de venda do comércio, incluindo camelôs, além de festas e boates. O uso continuo desse tipo de derivado do tabaco entre os jovens brasileiros pode trazer para a saúde.

De acordo com o diretor executivo da Fundação do Câncer, cirurgião oncológico Luiz Augusto Maltoni, o volume de jovens e adolescentes que já experimentaram o cigarro eletrônico em algum momento ou fazem uso desse produto só não é maior porque existe uma política no país que proíbe o cigarro eletrônico por normatização.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo