iBahia > mundo
MUNDO

Malásia veta nome 'hot dog' porque não há carne de cachorro

Uma grande variadade de produtos vem recebendo o certificado de pureza islâmica (halal), de água mineral a browser de internet

Redação iBahia • 20/10/2016 às 20:04 • Atualizada em 31/08/2022 às 18:06

Google News siga o iBahia no Google News!
Hot dog (cachorro-quente) é um dos sanduíches mais populares do mundo. É feito de pão (ou pretzel) e salsicha ou linguiça. Os acompanhamentos variam de região para região - até purê de batata é usado!
Uma cadeia de lanchonetes americana na Malásia, entretanto, recebeu ordem de autoridades islâmicas da Malásia para rebatizar o seu hot dog. Porque não há carne de cachorro na iguaria e o nome estava confundindo e ofendendo consumidores.
O Departamento de Desenvolvimento Islâmico da Malásia ordenou que a Auntie Anne's retire do seu menu a referência à "dog", contou o "Metro". Cães são considerados impuros pelo Islã.
Um executivo da rede disse ter submetido algumas sugestões de nomes. Está aguardando resposta das autoridades. O objetivo é convencer os consumidores islâmicos de que a iguaria é religiosamente "segura".
A medida é mais um capítulo da recente onda de conservadorismo islâmico que vem varrendo a Malásia. Uma grande variadade de produtos vem recebendo o certificado de pureza islâmica (halal), de água mineral a browser de internet.
O país asiático tem 30 milhões de habitantes - 60% deles professam o islamismo.

TAGS:

Cachorro Carne Hot-dog Malásia Proibição

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo