O médico nigeriano Alfa Saadu, de 68 anos, morreu em decorrência do covi-19, após largar a aposentadoria para ajudar o Serviço Nacional de Saúde (NHS), do Reino Unido. Ele vivia na Grã-Bretanha e construiu uma longa carreira em Londres. As informações são da agência Reuters.
O filho dele, Dani Saadu, confirmou a morte do pai, que havia contraído o vírus há duas semanas. "Meu pai era uma lenda viva, trabalhou para o NHS por quase 40 anos salvando a vida das pessoas aqui e na África. Até ficar doente, ele ainda trabalhava meio período para salvar vidas", disse o filho do médico em um post nas redes sociais.
Saadu foi um dos milhares de profissionais de saúde aposentados que voltaram ao trabalho após um apelo do governo por ajuda ao NHS britânico, que sofria com a falta de funcionários desde antes da epidemia de coronavírus. Segundo a universidade americana Johns Hopkins, são 29.857 casos e 2.352 mortes por coronavírus no Reino Unido.
O governador de Kwara, no centro da Nigéria, Abdulrahman Abdulrazaq, lamentou a morte do médico e disse que ele fez "tremendas contribuições" ao bem público.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!