A Irlanda talvez seja a terra mais mágica da Europa. Os celtas vieram de lá, assim como as feiticeiras e os druidas. As colinas verdes que foram pisadas por esses povos há milhares de anos continuam no mesmo lugar. A magia também, garantem os irlandeses. Em Newgrange, túmulo milenar do período neolítico, não é raro turistas entrarem em transe com as energias misteriosas que elas juram sentir no ambiente. Em Tara, onde está uma tumba da Idade da Pedra, as pessoas amarram fitas em uma árvore das fadas para agradecer ou fazer pedidos. Os mais católicos pedem as graças a São Patrício, padroeiro do país, ou para São Valentim, o santo dos namorados. Confira nosso roteiro místico e prepare sua viagem.
Claro enigmaO túmulo irlandês de Newgrange tem mais de cinco mil anos. É mais antigo que as pirâmides do Egito e pelo menos mil anos mais velho que Stonehenge. As 200 mil toneladas de pedra que formam a estrutura circular estão cheias de símbolos espirais. Tem quem diga que simboliza a reencarnação. Outros juram que é uma metáfora sobre carmas. Tudo ainda é um mistério. A luz cai sobre o enigma todos os anos, em 21 dezembro, no dia do solstício de Inverno no Hemisfério Norte. Mas não resolve, só confunde. No dia mais curto do ano, e apenas nele, o sol consegue entrar no templo e iluminá-lo por dentro. Por que isso acontece? Ninguém sabe. A graça é tentar descobrir. Newgrange faz parte do sítio arqueológico de Brú na Bóinne. Fica no condado de Meath, a sudoeste de Drogheda. O sítio de tumbas neolíticas é formado ainda pelas construções Knowth e Dowth e começou a ser construído entre 3.300 a.C e 2.900 a.C. O lugar é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Ele atrai os turistas que gostam de história e de mistério: alguns buscam energias mágicas, outros querem descobrir segredos e tem aqueles que vão para entender como viviam os celtas, primeiro povo a habitar a região. Todas as visitas são pagas e as principais agências de viagens da Irlanda oferecem pacotes. Se você não conseguir ir no solstício, não se preocupe: nos outros dias, o mesmo efeito é simulado com luz elétrica. O passeio só não é indicado para claustrofóbicos, porque o corredor de pedra é muito estreito. Para mais informações, acesse heritageireland.ie.
Terra dos reisOs primeiros reis da Irlanda foram coroados em Tara, capital do país antes de Dublin. Sobre a colina fica a Pedra do Destino, onde aconteciam as coroações e reuniões políticas. As irregularidades do terreno foram feitas pelo homem - Tara também é um túmulo construído no final da Idade Média. Para muitos, a colina é um lugar mágico. Uma árvore dos desejos, conhecida como árvore das fadas, está lá. É só amarrar tiras de pano coloridas, como as fitinhas do Senhor do Bonfim, e fazer o pedido. Quem é Católico pode rezar para São Patrício, o padroeiro da Irlanda. A estátua do santo fica no caminho, na entrada de um pequeno cemitério. Tara está ao sul de Navan, em Co-Meath. Para chegar lá, basta procurar uma agência de viagem - a maioria oferece o pacote. Só não gaste o dia inteiro por ali. Uma tarde é suficiente. Para mais informações, acesse heritageireland.ie. Santo dos namoradosJá mergulhou Santo Antônio, colocou ele de cabeça para baixo, escondeu o menino Jesus e nada de seu namorado chegar? Lembre que a população do Brasil é de 198,7 milhões de pessoas. Antônio está sobrecarregado. Já a Irlanda tem apenas 4,6 milhões. Por que não ocupar um santo de vida mais tranquila? As cinzas de São Valentim estão em Dublin, na Whitefriar Street Chutch, 56, Aungier Street. Ele ficou conhecido por casar apaixonados ilegalmente e por dar nome ao dia dos namorados no Hemisfério Norte: o Valentine’s Day acontece em 14 de fevereiro, quando o santo foi martirizado. Nessa data, as cinzas sobem para o altar e os amantes podem pedir de perto para Valentim amolecer os corações. Para saber mais sobre os horários, acesse carmelites.ie/stvalentine.html. Matéria original: Correio24h Prepare as malas e descubra três dos destinos mais mágicos da Irlanda
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade