Saúde

Quer saber se alguém é psicopata? Boceje na frente dele

Maioria das pessoas não consegue segurar o bocejo quando alguém está mostrando sintomas de cansaço

Redação iBahia
14/05/2016 às 17h31

2 min de leitura
Um estudo da  Psicopatas Universidade Baylor, no Texas,  revelou que se os psicopatas podem ser imunes a bocejos. Os pesquisadores concluíram que psicopatas não sentem a necessidade de bocejar quando veem outra pessoa bocejando.

Foi analisado um grupo formado por 133 estudantes, que respondeu a um relatório sobre personalidade psicopática. Todos eles possuíam características relacionadas ao comportamento de psicopatas já estudados pela ciência. Eles eram narcisistas, frios, egocêntricos e inconformistas rebeldes.

Para realizar a pesquisa, eles mostraram vídeos de pessoas com diversas expressões faciais – algumas estavam bocejando – para os participantes. Foi durante estas seções que os pesquisadores descobriram que os estudantes que apresentaram sinais de psicopatia eram menos propensos a responder aos bocejos.

Embora seja curioso, o estudo não é conclusivo. “Se você não reage a um bocejo, não significa que há algo errado com você”, disse Brian Rundle, um dos autores do estudo. A pesquisa foi publicada no periódico “Personaliy and Individual Differences”.

É contagioso

A maioria das pessoas não consegue segurar o bocejo quando alguém está mostrando sintomas de cansaço. Contudo, no caso dos psicopatas, este desejo não existe porque eles  não reagem aos sentimentos humanos.

“Uma das maiores evidências da pesquisa é que o bocejo está muito relacionado à empatia”, disse Rundle ao site The Times. As informações são do Brasil Post.