Rei Charles III lidera procissão com corpo de da rainha Elizabeth II e discursa ao parlamento pela 1ª vez


Foto: Reprodução/Twitter

O rei Charles III liderou o segundo dia de cortejo com o corpo da rainha Elizabeth II nesta segunda-feira (12), em Edimburgo, capital da Escócia. O carro fúnebre passou pelas ruas da cidade em marcha acompanhada também pelos outros filhos da monarca e sob os olhares de uma multidão.

O corpo da rainha deixou o Castelo de Balmoral, onde ela morreu, e iniciou o traslado no domingo (11). Foram seis horas de viagem até chegar no Palácio de Holyroodhouse, onde passou a noite.

A procissão foi retomada na tarde desta segunda, até a Catedral de Saint Giles, onde o caixão com o corpo da rainha seguirá disponível para visitação. Centenas de pessoas formaram fila ao longo da tarde para se aproximar e se despedir. Eles terão 24h.

Na terça-feira (13), o caixão será enviado a Londres em um avião. Haverá visitação e, na próxima segunda-feira (19), acontece o enterro. Autoridades mundiais, incluindo o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, devem estar presentes.

Caixão escoltado

Foto: Reprodução/Twitter

O caixão chegou à Catedral de Saint Giles em um carro funerário escoltado por Charles, vestido com trajes militares, que incluem um kilt escocês.

Os outros filhos da rainha, Anne, de 72, e Edward, de 58, também usavam uniforme. Já Andrew, de 62 anos, não estava uniformizado.

De acordo com o g1, ele era considerado o “filho predileto” de Elizabeth II, mas a própria rainha o despojou das honras militares meses atrás, como resultado de acusações de agressão sexual a uma menor de idade nos Estados Unidos.

Com o início do último e longo adeus à falecida monarca, o país dá sequência ao protocolo de posse do novo rei, que horas antes se dirigiu ao Parlamento britânico pela primeira vez.

“Diante de vocês, não posso deixar de sentir o peso da História que nos cerca e que nos lembra das tradições parlamentares vitais a que os membros das duas Câmaras se dedicam com tanto compromisso”, afirmou Charles III em seu primeiro discurso para a Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes.

Leia mais sobre Mundo no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Veja também: