Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
Cinema e TV

Roteiristas de Hollywood anunciam greve e produções podem ser afetadas

Paralisação começa na tarde desta terça (2) e pode atrasa lançamento de filme e séries

Redação iBahia • 02/05/2023 às 14:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Roteiristas de Hollywood anunciam greve e produções podem ser afetadas
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os roteiristas de cinema e televisão de Hollywood anunciaram uma greve, a partir desta terça-feira (2). A medida foi tomada após as negociações com estúdios e plataformas de streaming por salários e condições melhores não obter resultado satisfatório para a categoria.

Com a greve, programas noturnos de entrevistas podem ser paralisados, além de séries e filmes programados para estrear este sofrer atrasos no lançamento.

Leia mais:

Ente as exigências do grupo, estão salários mais altos e participação maior nos lucros dos streamings, isto é, na distribuição de conteúdo por demanda feito via internet.

Segundo os roteiristas, os salários da categoria estão defasados e em queda, devido à inflação. O grupo também afirma que os empregadores, por outros lado, obtêm lucros altos e aumentam os salários dos executivos.

De acordo com o Writers Guild of America (WGA), nunca tanto profissionais da área realizaram o trabalho por salário mínimo fixado pelos sindicatos. Emissoras de televisão estariam contratando menos pessoas para escrever sérias cada vez mais curta.

O anúncio foi feito pelo sindicato, que representa 11.500 roteiristas norte-americanos. No Twitter, o sindicato afirmou que a decisão pela greve foi unanimidade entre os membros do conselho.

Esta é a primeira greve do setor em 15 anos. A última durou 100 dias, e resultou em um prejuízo de US$ 2,1 bilhões à economia da Califórnia, além de produção de filmes e séries de TV.

Os piquetes começarão a ser colocados na tarde desta terça-feira (2).

Negociações

As negociações entre os roteiristas e as gigantes do entretenimento duraram cerca de seis semanas. Estiveram envolvidas plataformas como Netflix, Amazon, Apple, Disney, NBC Universal, Paramount, Sony e Warner Bros.

O Comitê de Negociações do WGA informou que iniciou o processo com a intenção de chegar a um resultado justo, no entanto, as respostas dos estúdios foram "totalmente insuficientes".

A Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), que representa os estúdios, streamers e produtoras de Hollywood, afirmou que a prioridade é "a saúde a estabilidade a longo prazo da indústria" e deseja um "acordo justo e razoável".

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo