Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
Espacial

'Superlua de Páscoa' poderá ser vista no Brasil durante o feriado

Fenômeno poderá ser visto assim que a Lua aparecer no céu. Entretanto, o satélite natural da Terra atingirá às 4h35 seu momento mais brilhante

Redação iBahia • 05/04/2023 às 6:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Superlua de Páscoa' poderá ser vista no Brasil durante o feriado
Comparação da Lua normal para Superlua. Foto: Reprodução / Nasa

A próxima estação da lua - cheia - está prevista para aparecer a partir da quinta-feira (6). E segundo a NASA, agência espacial norte-americana, o fenômeno da "Superlua Rosa" será visível em todo o Brasil.

Nesta fase, a Lua vai aparecer maior e mais brilhante do que o normal. Isso durante as três noites em que ficará na fase cheia, já que ela estará próxima ao seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita. No Brasil, isso acontecerá especificamente às 4h35 da madrugada.

Leia mais:

O nome "Superlua Rosa" foi dado por povos nativos dos Estados Unidos, porque a flor desabrocha nessa época do ano, primavera no Hemisfério Norte. Apesar do nome, a Lua não terá nenhuma mudança de cor.

No calendário cristão, segundo o g1, esta é a Lua Pascal. O fenônimo é o dia que se calcula a data da Páscoa e outras datas comemorativas do ano. De acordo com a tradição, o feriado cristão da Páscoa é celebrado no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera.

Termo 'Superlua'

O termo "superlua" surgiu em 1979 e não é um conceito astronômico propriamente dito. Ele é usado fora do meio acadêmico para fazer referência à união do perigeu (o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita) com a Lua cheia. Não é uma situação rara, mas é uma excelente oportunidade para quem quer começar a observar o céu.

Em 2022, ocorreram três superluas: a de Morango, em junho, a dos Cervos, em julho e a de Esturjão em agosto.

Curiosidades

  • A órbita da Lua ao redor da Terra tem forma elíptica: uma forma oval que, pela sua irregularidade, aproxima e distancia o satélite do nosso planeta;
  • O ponto mais distante dessa elipse é chamado apogeu. É quando acontece a microlua;
  • O ponto mais próximo é o perigeu;
  • Quando a Lua está cheia e em seu perigeu (superlua), ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu, segundo a Nasa.
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo