icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Manual de etiqueta do charuto:saiba se comportar na hora de fumar

A regra básica para o fumante é não incomodar as pessoas ao redor

foto autor

30/03/2014 às 13:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 16:25 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O charuto é uma das formas mais antigas de utilização do tabaco e continua sendo muito apreciado hoje em dia, mas é precis o tomar alguns cuidados na hora de consumi-lo. Por ter um odor muito característico, a fumaça do charuto pode incomodar os não-fumantes.
A regra básica da etiqueta do apreciador do charutos é não incomodar os outros. Nem sempre o charuto é bem vindo em lugares públicos como bares ou restaurantes, mesmo naqueles em que é permitido fumar cigarros. Caso o fumante seja abordado por alguém em um desses lugares com o pedido de apagar o charuto, é necessário utilizar o bom senso. O pedido pode ou não ser atendido e, no caso negativo, deve-se solicitar, sem perder a compostura, que o indivíduo incomodado procure a gerência do local para falar com o responsável. Para evitar este tipo de situação, é recomendável que o fumante pergunte ao garçom ou maître se é permitido acender charutos no estabelecimento.
Em eventos de negócios, deve-se aguardar que o anfitrião faça o convite para que os convidados se encaminhem ao local reservado aos fumantes, o que geralmente ocorre após a refeição. Fumar durante o almoço ou jantar não é recomendado, já que o sabor do charuto pode inibir o sabor da comida e vice-versa.
O charuto como presente
Recusar um charuto ganho é deselegante. Caso o presente não fume ou não goste do charuto em questão, ele deve aceitá-lo, agradecer e dizer que o guardará para fumar em uma ocasião mais adequada ou especial. Se estiver em um evento e o anfitrião lhe mostrar o umidor com muitas opções, seja cauteloso na hora da escolha: não pegue os mais caros e raros. uma boa saída é perguntá-lo o que ele irá fumar ou pedir uma "dica" para a escolha. Assim, o dono dos charutos terá uma chance de "limitar" de forma delicada as marcas que o convidado pode escolher sem criar situações constrangedoras.
No caso do anfitrião, ele deve sempre abrir o umidor e mostrá-lo aos convidados na hora de oferecer os charutos. Caso haja algum que a pessoa não esteja disposta a dar, ela deve retirá-lo da caixa antes da chegada dos convidados, para evitar situações indelicadas.
A anilha
Em alguns países, é considerado falta de educação mostrar a marca do charuto no momento do fumo, pois pode parecer ostentação. No entanto, no Brasil não existe regra sobre a retirada da anilha. Quem quiser retirá-la, deve fazê-lo logo no início, pois a retirada pode danificar a folha de capa. Deve-se esperar ter fumado um pouco, pois o calor do charuto irá soltar a cola.
As cinzas
Para remover as cinzas do charuto, não se deve fazer como se faz com os cigarros. O correto é encostar a cinza no fundo do cinzeiro e forçar para que ela se desprenda. Bons charutos chegam a formar cinzas entre dois e três cm, quando elas começam a cair naturalmente, sem necessidade de manobras para que sejam retiradas. Bater as cinzas no cinzeiro é considerado amadorismo.
O charuto também não deve ser apagado. Quem não quiser mais fumar, deve deixá-lo dencansando no cinzeiro até que se apague sozinho.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Notícia