Corte de gastos

Banho quente e conta alta: saiba como reduzir o consumo de gás no inverno

Para quem tem chuveiro elétrico, a energia é o que pesa. Mas para quem investiu em um aquecedor a gás, a preocupação é ainda maior com o aumento na conta.

Redação iBahia
02/07/2022 às 1h00

2 min de leitura
Foto: Reprodução/ Canva

Com a chegada do inverno no Brasil, o banho quente se tornou sonho de consumo de boa parte da população, no entanto, o “sonho” se torna uma grande preocupação com os gastos.

Para quem tem chuveiro elétrico, a energia é o que pesa. Mas para quem investiu em um aquecedor a gás, a preocupação é ainda maior com o aumento na conta.

Confira dicas de como reduzir o consumo de gás no aquecedor durante o inverno:

Faça manutenção preventiva: é de extrema importância que seu equipamento seja vistoriado pelo menos uma vez ao ano para evitar problemas. A manutenção periódica verifica os bicos de entrada, tubulações, dutos de chaminé e exaustão. Além da segurança em casa, mantém a vida útil do equipamento.

Regule a temperatura: isso evita que os moradores fiquem mexendo na torneira de água fria para temperar a água e torná-la mais agradável. É ideal que o aquecedor não seja utilizado durante o verão, ou que ele esteja no mínimo.

Reduza a duração dos banhos: apesar de ser bom um banho quente, é importante ter consciência do gasto. Em uma conversa com a família administre a questão do tempo gasto no banho para evitar uma conta alta.

Invista em restritor de vazão: no lugar de uma ducha de alta vazão invista em um restritor de vazão, peça que consegue reduzir o espaço de passagem na ducha e cortar gastos de água e de gás.

Leia mais sobre Decoração no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias