Assim como os cinzeiros nos braços das poltronas e os talheres de prata no serviço de bordo da classe econômica, os monitores individuais podem, no futuro, existir apenas nas lembranças dos passageiros. Ao menos é o que aponta a tendência de substituir as telinhas por celulares, tablets e laptops como fonte de entretenimento de bordo. Aos poucos, companhias aéreas começam a investir mais em aplicativos próprios e em wi-fi para fornecer aqueles filmes e músicas que amenizam as longas horas de voo.
A American Airlines deu um passo nessa direção ao anunciar, em janeiro, que seus próximos aviões Boeing 737 Max já não terão as telinhas individuais nas partes de trás das poltronas. A empresa diz que hoje 90% das pessoas embarcam com aparelhos que podem fazer essa função e que a ausência dos monitores representaria menos peso nas aeronaves e, consequentemente, menor gasto com combustível.
Netflix na Austrália
Os cem aviões dessa nova frota começam a voar dentro dos EUA até o fim de 2017, já com um novo sistema de wi-fi via satélite, mais potente que o atual. Ele permitirá o uso de serviços de streaming e navegação na internet, mas será pago. Mas o conteúdo do catálogo da companhia aérea pode ser acessado gratuitamente pelo aplicativo da American Airlines.
Também em voos domésticos, a australiana Qantas começa a oferecer esse mês wi-fi por satélite, que permitirá que o passageiro acesse os catálogos de Netflix e Spotify. Ao contrário do caso americano, na empresa da Oceania o serviço será gratuito. E a telinha nas poltronas continua.
No Brasil, as principais companhias aéreas nacionais já têm seus próprios aplicativos de entretenimento de bordo, que permitem que o passageiro assista a seus conteúdos em tablets e smartphones. O mais recente, lançado em janeiro, é o Azul Play, da Azul. Ele deve ser baixado antes do voo e está disponível para iOS e Android. O serviço, no entanto, só é encontrado nas rotas operadas com o modelo A320 Neo (de Campinas para Rio, Recife, Salvador e Belo Horizonte, por exemplo).
Em novembro do ano passado, a Gol lançou o serviço de streaming de filmes, séries e músicas em seu aplicativo, o Gol Online, que também dá acesso à conexão de internet via satélite. Até o momento, 11 aviões da empresa contam com a tecnologia, mas a expectativa é ampliá-la para toda a frota em até dois anos. Desde 2014 a Latam (então TAM) disponibiliza o acervo de entretenimento de bordo pelo aplicativo Latam Entertainment. Já o acesso à internet ainda está sendo estudado pela companhia.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade