Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Conheça os riscos de usar cabos não originais em seu celular

Especialistas alertam para riscos não apenas materiais, mas para os usuários

Redação iBahia • 18/07/2020 às 17:30 • Atualizada em 28/08/2022 às 6:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Muita gente busca as alternativas "mais baratas" quando o assunto é acessório para celular, principalmente cabos e bases para carregador. Mas você sabia que isso pode dar uma dor de cabeça no futuro?

Produtos de qualidade inferior podem não apenas danificar a vida útil da bateria, mas oferecer riscos reais à vida do usuário, como choques elétricos. Segundo Leon Livermore, diretor executivo da organização britânica "Trading Standards", é preciso ter cuidado na hora de adquirir tais produtos. "Pode custar algumas cifras a mais, mas produtos falsificados ou de segunda mão têm origem desconhecida e podem custar sua casa ou até mesmo sua vida", revela. Em um teste realizado pela empresa, dos 400 carregadores testados, apenas 3 passaram no teste de segurança.

Foto: Reprodução

Para além disso, muitos podem danificar a vida útil da bateria do aparelho. Como eles não passam no processo de adequação, acabam por enviar carga a mais para a peça, o que diminui a capacidade de "segurar" energia.

Em entrevista ao portal Uol, Joyce Nogueira, engenheira e especialista em segurança do trabalho, revelou que a dor de cabeça pode ir muito além dos danos materiais. "Depois que a bateria fica cheia, se não houver um sistema que interrompa a corrente, pode haver superaquecimento. Isso pode 'viciar' a bateria, danificar o aparelho e até causar acidentes", contou.

Caso tudo seja original, também é bom seguir algumas regrinhas. Evite enrolá-lo, já que isso pode causar algum problemas nos fios e, consequentemente, um problema maior. Não dobre-o e, acima de tudo, mantenha-o longe de locais muito quentes.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias