Toque moderno

Decoração com tubulação aparente oferece vantagens; conheça

Muito além da estética, exibir os tubos das lâmpadas e torneiras para banheiro, por exemplo, oferece uma série de vantagens para o imóvel

Agência O Globo
10/05/2022 às 1h00

2 min de leitura
Foto: Reprodução / Canva
Foto: Reprodução / Canva

A tubulação aparente é uma das características mais marcantes do estilo industrial, proporcionando uma identidade mais urbana para a decoração, remetendo aos lofts de Nova York. Muito além da estética, exibir os tubos das lâmpadas e torneiras para banheiro, por exemplo, oferece uma série de vantagens para o imóvel, como explicam Ieda e Carina Korman, arquitetas à frente do escritório Korman Arquitetos.

— Por não exigir quebra na alvenaria, a tubulação aparente pode agilizar uma obra e, consequentemente, diminuir os custos dela. É necessário pensar onde serão instaladas terminações, interruptores, tomadas, torneiras e outros itens para traçar o melhor desenho da tubulação que passa pelo projeto — afirma Ieda.

Como elas ficam visíveis e integram a decoração, é preciso tomar cuidado com o encaixe das peças e com o caminho que os canos farão pelas paredes e teto, criando desenhos que se harmonizem com o ambiente.

— A principal vantagem da tubulação aparente é a flexibilidade, possibilitando a inclusão de novas tomadas e interruptores com facilidade, além da fácil manutenção — diz Carina.

Um projeto com tubulação aparente pode ganhar um pé-direito mais amplo, já que esse tipo de instalação também descarta a necessidade do rebaixamento de gesso.

— O pé-direito maior, mais do que bonito, pode criar um ambiente mais amplo e ventilado — pontua Ieda.


Leia mais sobre Casa e Decoração no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Recomendamos