Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Dez filmes e séries sobre gastronomia para curtir no dia de Natal

De documentários à ficção, passando por séries sobre chefs: uma lista em que a comida é a protagonista

Redação iBahia • 25/12/2018 às 13:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Dia de Natal, um feriado inteiro para passar em casa curtindo o dolce far niente. Como essa festa acontece em torno da mesa - tanto na ceia do dia 24 quanto no almoço do dia 25 -, que tal um entretenimento que também passa pela gastronomia. Mesmo quem não é gourmand de carteirinha vai gostar da lista que sugerimos abaixo. São dez filmes, documentários e séries que têm a comida como personagem principal. São todos de dar água na boca, fazer salivar dar fome mesmo. Aproveitem! É um banquete para os olhos e a alma.

Foto: Divulgação

A festa de Babette

Se há um clássico do "cinema gastronômico" é o filme de Gabriel Axel. Baseado em conto da escritora dinamarquesa Isak Dinesen, acompanha a chegada da francesa Babette a um vilarejo escandinavo. Ela trabalha na casa das duas filhas de um pastor luterano recém-falecido. Depois de anos de serviço, ela recebe a notícia de que ganhou na loteria em seu país natal. Com o dinheiro, ela prepara um banquete que os moradores do lugar jamais esquecerão.

Como água para chocolate

O filme do mexicano Alfonso Arau também é baseado em uma obra literária. Em "Como água para chocolate", escrito por Laura Esquivel, Tita e Pedro se apaixonam, mas são proibidos de se casar pela mãe dela. Para ficar perto de seu amor, Pedro se casa com Rosaura, irmã de Tita. A história se desenrola em meio a pratos que saem da cozinha de Tita, gerando desejo, lágrimas e amor nos comensais.

Comer, beber, viver

Antes de fazer sucesso nos Estados Unidos, Ang Lee filmou em seu país natal, Taiwain. "Comer, beber, viver" conta a história do chef de cozinha Chu e suas três filhas. A vida da família gira em torno das relações amorosas das três mulheres e dos jantares de domingo preparados por Chu. Um daqueles filmes que mostram a importância dos encontros à mesa para a força dos laços afetivos.

Chocolate

Juliette Binoche vive a protagonista no filme de Lasse Halstrom. Recém-chegada a um vilarejo francês, ela abre uma loja de chocolates, causando apreensão na população controlada com mão de ferro pelo prefeito. Aos poucos, os doces feitos por ela conquistam a todos, suavizam comportamentos e ajudam a criar laços afetivos - inclusive para a protagonista, que inicia um relacionamento com o cigano vivido por Johnny Depp.

Chef's table

A série da Netflix está em sua quinta temporada, mostrando as ideias, o trabalho e a criatividade de alguns dos mais importantes chefs do mundo. Do italiano Massimo Bottura ao mexicano Enrique Olvera. Na segunda temporada, há um episódio dedicado ao brasileiro Alex Atala. O sucesso de "Chef's table" é tanto que há uma temporada dedicada aos chefs franceses. "Chef's table - France" traz episódios com Alain Passard, Michel Troisgros, Alexandre Couillon e Adeline Grattard.

Jiro: dreams of sushi

Jiro Ono tem 85 anos e comanda um pequeno restaurante em Tóquio. Seus sushis são tão especiais que ele se tornou uma lenda da cozinha, pela qualidade de sua comida e o perfeccionismo em seu trabalho. Comensais e chefs fazem reservas com meses de antecedência para conhecer seu restaurante. O documentário acompanha o trabalho do chef e do filho com quem divide a cozinha.

Julie & Julia

Meryl Streep vive Julia Child, a americana apaixonada por cozinha que, depois de temporada parisiense, ensinou seus conterrâneos o amor pela boa mesa - e as técnicas necessárias para cozinhar também. No filme, as receitas de Julia inspiram a nova-iorquina Julie Powell a encarar um desafio gourmet.

Ratatouille

A receita originária da Provence batiza uma animação em que Rémy, um rato que vive em Paris, sonha ser chef. Ele ajuda um rapaz sem talento culinário a recuperar a reputação de um restaurante, uma parceria que leva dupla a muitas aventuras.

Os sabores do palácio

O filme mostra a trajetória de Hortense Laborie, cujas receitas caseiras a levaram ao posto de chef do presidente da França. O filme é baseado na história de Danièle Mazet-Delpeuch, que durante dois anos, foi chef de François Miterrand no Palácio do Eliseu. No decorrer do filme, vamos o preparo de diversos pratos da cozinha francesa. Um deleite.

Tampopo - os brutos também comem espaguete

Nesse filme japonês dos anos 80, Tampopo é a dona de um restaurante que sonha dominar o preparo do rámen. Para isso, ela é orientada por Goro, um motorista de caminhão que se mostra um especialista no assunto.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias