Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
Seriços bancários

Banco Central anuncia regras do Pix automático; veja regras

Pix automático ficará disponível aos clientes pessoa física e jurídica a partir de 2024

Mari Leal • 08/12/2023 às 9:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Que o Pix revolucionou as movimentações bancárias no Brasil não é novidade. Mas a partir de outubro de 2024 entrará em vigor uma nova modalidade do serviço, o Pix automático. Com a nova função o cliente poderá agendar previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas diversas.


				
					Banco Central anuncia regras do Pix automático; veja regras
Pix automático ficará disponível aos clientes pessoa física e jurídica a partir de 2024. Foto: Giovane Oliveira/SEMUC PMBV

O Pix automático poderá ser usado para pagamento de contas de consumo, como água e energia elétrica; escolas e faculdades; academias e condomínios e até parcelamento de empréstimos.

Leia mais:

O serviço de agendamento de pagamentos já existe por meio da função débito automático, no entanto, o Banco Central acredita que na modalidade Pix alcançará mais pessoas. Para que uma empresa ofereça a modalidade débito automático ela precisa ter convênio com cada instituição financeira. Necessidade que mudará com o Pix automático.

Na prática, de acordo com Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, atualmente a empresa fecha esse acordo com os maiores bancos e clientes de instituições menores ficam sem a opção de pagar por débito automático, tendo que recorrer a outros bancos ou a lotéricas.

Com o Pix automático, a empresa não precisará firmar um contrato com cada instituição financeira, bastará fazer um único acordo com um banco que esteja ofertando a modalidade às empresas.

Com isso, a empresa poderá oferecer a possibilidade de pagamento automático via Pix para todas as pessoas que usam o Pix independente do banco em que têm conta.

Uma informação importante para o usuário pessoa física é de que não haverá cobrança de tarifas para acesso ao serviço.

Como vai funcionar o PIX automático

No Pix automático, as instruções de pagamento são sempre fornecidas pela empresa que vai receber o recurso. Ao cliente pessoa física cabe apenas decidir usar ou não o Pix automático como forma de pagamento.

• A pessoa física manifesta à empresa que deseja pagar com Pix automático;

• A empresa envia a proposta de Pix automático ao cliente;

• O cliente recebe notificação para confirmar autorização de pagamento via Pix Automático.

ou

• A empresa envia fatura do mês com a opção de pagamento Pix automático;

• O cliente paga a conta do mês via QR Code e confirma se quer aderir ou não ao pagamento via Pix Automático.

O Pix agendado poderá ser usado, por exemplo, para mesada, doações, aluguel entre pessoas físicas, prestação de serviço recorrentes por pessoas físicas, como diarista, terapia, educador físico etc.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia