Os trabalhadores com direito ao abono salarial tem até quinta-feira (28) para sacar o dinheiro pago em 2023 (ano-base 2021). O benefício é voltado aos profissionais inscritos Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
É importante ressaltar que os beneficiários do PIS, trabalhadores do setor privado regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), recebem o dinheiro através da Caixa Econômica Federal.
Leia também:
No caso dos servidores públicos, que recebem o Pasep, devem resgatar o valor por meio do Banco do Brasil.
Como sacar o PIS?
Para os trabalhadores do setor privado, o saque do benefício pode ser feito de diferentes formas. Os clientes que possuem conta corrente, poupança ou digital da Caixa recebem o dinheiro na conta do próprio banco e podem movimentar o dinheiro através da instituição.
Para quem não é cliente do banco, consegue acessar o dinheiro por meio da Conta Poupança Social Digital, conta aberta automaticamente pela Caixa para todos os brasileiros que recebem benefícios do governo.
Essa conta especial pode ser acessada via plicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS. Na plataforma, o usuário consegue ver o valor da parcela do benefício e, ao clicar na opção “Saque sem cartão”, gerando um código que poderá ser usado para sacar o dinheiro em agências da Caixa.
Caso não seja possível a abertura da conta digital, o beneficiário tem ainda a opção de realizá-la através dos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências com o Cartão do Cidadão, criado para quem possui benefício social e não recebe o dinheiro em conta.
Outra opção, para quem ainda não tem o cartão, é comparecer a uma agência da Caixa, apresentando documento oficial de identificação, para solicitar o valor.
Como sacar o Pasep?
Já os inscritos no Pasep, ou seja servidores públicos federais, estaduais e municipais, devem acessar o site do Banco do Brasil para consultar se possuem abono a receber. Para os correntistas da instituição, o pagamento do valor é realizado de forma direta em conta corrente ou poupança.
Para os clientes dos demais bancos, o valor pode ser encaminhado via transferência eletrônica (TED) para conta de sua titularidade através do Portal de Serviços para o Cidadão. Para isso, é preciso utilizar o login do Gov.br, com conta prata ou ouro. Na plataforma, o usuário deve clicar em “Receber abono salarial” e informar os dados pessoais.
Uma opção para quem tem dificuldade de acesso à internet é sacar o benefício nas agências do Banco do Brasil, mediante a apresentação de um documento oficial de identificação.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!