Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
ECONOMIA

Cartões terão de usar cotação do dólar do dia da compra

Saiba quais são as regras atuais para estes tipos de transações

Redação iBahia • 28/11/2018 às 13:30 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou que o BC tomará uma medida para proteger quem faz compras internacionais no cartão de crédito das variações do dólar no mercado financeiro. Durante entrevista coletiva, em Brasília, ele disse que a autoridade monetária determinará que as empresas de cartão usem o câmbio do dia da compra (e não da data do fechamento da fatura como é hoje) para calcular a dívida do cliente.

Ilan também afirmou que o BC mudará ainda a sistemática de remessas de dólares para brasileiros. Disse que o valor a ser recebido vai ser calculado no dia em que o dinheiro for enviado. Com isso, o emissor vai saber exatamente quanto a outra pessoa receberá em reais.

O presidente do BC ainda não deu detalhes de quando as medidas entrarão em vigor.

Como funciona atualmente
Alguns dos grandes bancos do país permitem que o cliente antecipe o pagamento da fatura do cartão. Uma outra possibilidade para evitar surpresas negativas por causa da volatilidade do dólar é travar o câmbio na data da compra.

Para saber as condições de cada cartão, o cliente deve entrar em contato com a central de relacionamento de seu banco e consultar as condições para as compras em dólar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia