O clima quente provocado pela onda de calor na Bahia pode elevar o uso de equipamentos elétricos, como ventilador e ar-condicionado, e aumentar o preço da fatura de energia dos consumidores no estado.
Para que haja um consumo consciente e as pessoas mantenham o bem-estar e a segurança diante das mudanças climáticas, é preciso ficar atento há algumas dicas de economia.
Leia também:
Em nota, a a Neoenergia Coelba, empresa que administra o fornecimento de energia elétrica no estado, separou alguns direcionamentos.
Segundo a concessionária, além do aumento da fatura, o uso desordenado de energia pode provocar sobrecargas e acidentes nas residências. Por isso, é importante realizar a revisão elétrica periodicamente com um eletricista capacitado.
Ao utilizar o ar-condicionado, ajuste o termostato para 23°C e utilize o timer para evitar seu funcionamento desnecessário. Após resfriar o ambiente, use o ventilador para manter uma temperatura agradável.
É importante também manter os equipamentos limpos para um desempenho econômico.
Por conta das altas temperaturas, evite a utilização do chuveiro elétrico. Caso seja necessário, ajuste o equipamento para a posição "verão". Quanto mais baixa a temperatura da água, menor será o consumo.
Evite também abrir a geladeira com frequência, pois a entrada de calor aumenta o consumo de energia. É importante se certificar ainda de que o aparelho esteja em um local bem ventilado, com espaço de pelo menos 15 centímetros entre ele e as paredes/armários. Verifique periodicamente a borracha de vedação para evitar desperdício de energia.
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!