Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
ECONOMIA

Confira dicas para não fazer do cartão uma bola de neve

Cartão de crédito pode se tornar uma dor de cabeça para aqueles que não conseguem organizar as finanças

Redação iBahia • 08/08/2018 às 17:51 • Atualizada em 28/08/2022 às 13:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Queridinho dos consumidores, o cartão de crédito pode se tornar uma dor de cabeça para aqueles que não conseguem organizar as finanças. A área de serviços do consumidor da Boa Vista preparou algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de utilizar o cartão sem prejudicar as contas no final do mês. Confira!

1- Procure sempre que possível pagar o valor total da fatura

Essa é a primeira dica para evitar sobrecarregar o orçamento. Os juros do rotativo do cartão estão entre os mais altos das diferentes linhas de financiamento disponíveis aos consumidores.

2- Organize-se para pagar em dia a sua fatura
Deixar para pagar o valor total da fatura ou o limite mínimo após o vencimento não é uma boa solução, já que começam a incidir juros e multa. O atraso por mais de 30 dias irá aumentar ainda mais a dívida.

3- Está usando o crédito rotativo?
Há formas de se reorganizar financeiramente, entre elas, optar por linhas de crédito com juros menores, como as que os bancos são obrigados a oferecer, desde que houve a mudança da regra do uso do rotativo do cartão de crédito. Ou ainda o empréstimo pessoal e até mesmo o parcelamento do saldo que é ofertado pela própria instituição financeira que detém o cartão. Opte rapidamente por uma destas alternativas, evitando assim que a dívida cresça muito.

4- Evite gastos desnecessários

Enquanto estiver comprometido com o pagamento de dívidas, vencidas ou não, evite realizar compras por impulso ou gastos supérfluos. Utilize o cartão de crédito de forma consciente.

5- Saiba usufruir dos benefícios do cartão de crédito

O cartão de crédito é uma boa forma de pagamento para quem tem um controle financeiro. Pagando com ele é possível aplicar o dinheiro que seria usado nas compras à vista tendo um lucro extra. Ele também possibilita o acúmulo de pontos que podem ser trocados por produtos, serviços e passagens aéreas.

6- Tenha conhecimento dos seus gastos com o cartão de crédito
Acompanhar mensalmente os seus gastos com o cartão, quais produtos ou serviços foram adquiridos por meio dele, saber por quanto tempo terá esse compromisso, evitará surpresas no momento de pagar a fatura.

7- Dívidas do cartão prescrevem?
Não prescrevem nem caducam. Se os valores não forem pagos o nome do devedor poderá ser informado para as empresas de proteção ao crédito, onde poderá permanecer por cinco anos, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor. Depois desse tempo o nome fica limpo, contudo, a dívida continua existindo e poderá ser cobrada pelo credor ou ser vendida a uma empresa especializada em cobrança.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia