icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ECONOMIA

Entrevista: "É preciso ressignificar a relação com o dinheiro"

Especialista faz uma análise das transformações das maneiras de consumir e se enxergar no mundo

foto autor

Redação iBahia

01/06/2017 às 11:59 • Atualizada em 29/08/2022 às 6:04 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Você acredita no trabalho que você faz? Já parou para se perguntar se você simplesmente vive "no automático" ou está consciente das suas ações no mundo? Gustavo Tanaka, empreendedor e escritor bateu um papo com o iBahia e abordou as transformações das perspectivas sobre capitalismo. O escritor é um dos participantes do evento "Prospera Experience Fórum: Organizações Humanizadas e Consciência Corporativa", no dia 6 de junho, em Salvador
Em suas entrevistas, Tanaka costuma falar da criação de um "Novo Mundo", questionado sobre o que seria essa expressão, o escritor faz uma análise comportamental da maneira que nos relacionamos. "Quando eu olho para o mundo, vejo que há coisas que não fazem sentido, como pessoas insatisfeitas com seus trabalho, deprimidas e a gente começa a perceber que há um movimento acontecendo, de se questionar mesmo", reflete. Para o palestrante, o entendimento de que passamos a viver um momento de transição das concepções é uma das grandes mudanças. "Eu fui criado de uma forma muito racional, sou formado em Administração e ninguém falava em intuição ou espiritualidade. Estamos vivendo uma transição, algo novo. Existe algo maior que podemos chamar de Deus, Força Maior. Então é repensar as nossas atitudes, crenças", afirma.
Sobre a integração entre capitalismo e espiritualidade, o empreendedor alerta que ainda existe uma compreensão negativa a respeito do capitalismo. "Quando você coloca o capitalismo como acúmulo existe um problema, porque ele é incompatível com a forma de enxergar a vida. O dinheiro é consequência, como energia de troca. Muitas pessoas desenvolvem aversão ao dinheiro e elas culpam o capitalismo. É preciso ressignificar a nossa relação com o dinheiro e usar como troca de energia para fazer coisas que você acredite", resume.
Para você que pensa em empreender, o escritor pondera e dá uma dica honesta. "Existe uma armadilha em achar que empreender é fácil e lindo no Brasil. Eu acredito no poder da comunidade. É preciso estar junto com pessoas que tenham valores que você acredita. O grande desafio é achar que você sente não é real. Se eu começo a me conectar c pessoas que pensam parecido comigo, que compartilham valores é mais fácil", conclui.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Economia