Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
Economia

Fieb revela que indústria deve apresentar crescimento tímido em 2024

Projeções para a economia baiana foram apresentadas pela entidade e indicam crescimento abaixo de 1%

Mayra Lopes • 22/12/2023 às 17:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O crescimento da indústria baiana em 2024 será tímido, segundo a projeção divulgada pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). A estatística será um pouco inferior ao da indústria nacional, com crescimento abaixo de 1%.


				
					Fieb revela que indústria deve apresentar crescimento tímido em 2024
Fieb revela que indústria deve apresentar crescimento tímido em 2024. Foto: Divulgação

Por ser em grande parte produtor de bens tradable, ou seja, relacionados com o comércio exterior e que dependem da formação do preço internacional, o setor industrial baiano será impactado pelo cenário econômico internacional pouco favorável. A guerra da Ucrânia e o conflito entre Israel e Hamas são fatores que devem influenciar negativamente o segmento de refino de petróleo, por exemplo, que tem grande peso na indústria de transformação baiana.

Leia mais:

Outro segmento importante que deve seguir em baixa em 2024 é o da Petroquímica, que enfrenta um cenário de baixos preços internacionais e problemas de competitividade da produção interna, com altos custos das matérias-primas e baixos preços das resinas no mercado doméstico.

“Mesmo com o retorno do Regime Especial da Indústria Química (REIQ) e com medidas para reduzir as importações, o segmento seguirá em baixa. Também tem expectativa de uma solução para a fábrica de fertilizantes Unigel Agro/Fafen”, pontua o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos.

Ainda analisando o cenário internacional, a redução do crescimento da China também vai impactar o desempenho da indústria baiana, em especial o segmento de celulose.

PIB positivo


				
					Fieb revela que indústria deve apresentar crescimento tímido em 2024
Apesar do ritmo de expansão menor, esse avanço beneficia segmentos como o da Alimentação. Foto: Divulgação

No cenário nacional, a estimativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) apresente crescimento de 1,7%, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A medida pode favorecer a Bahia. Apesar do ritmo de expansão menor, esse avanço beneficia segmentos como o da Alimentação, que tende a seguir o desempenho da economia nacional.

“A taxa de juros ainda elevada e incertezas fiscais são pontos de atenção que podem afetar a indústria baiana, por conta de sua forte correlação com o desempenho da economia brasileira”, pontuou o superintendente da FIEB, Vladson Menezes.

O gestor ressalta, ainda, o cenário mais favorável para 2024 é o da Construção Civil, que tem perspectiva de crescimento da atividade imobiliária, com a evolução do Programa Minha Casa, Minha Vida e do avanço das obras de infraestrutura por conta do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Emprego segue em crescimento

Assim como no Brasil, o mercado de trabalho da Bahia vem dando sinais positivos, com recuo da taxa de desemprego e geração de saldos positivos de postos de trabalho. De janeiro a outubro deste ano, por exemplo, o estado registrou saldo positivo de 82,5 mil empregos, de acordo com dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em relação à indústria baiana, os empregos formais gerados pelo setor devem fechar 2023 no maior patamar da série histórica, com crescimento de cerca de 4,3%, puxado pela Construção Civil e pela indústria de Alimentos, segundo dados da RAIS/Caged (Ministério do Trabalho e Emprego). Para 2024, a expectativa é que a geração de empregos formais siga em crescimento, porém em ritmo menos acentuado.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia