Os proprietários de veículos da Bahia poderão pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2026 de forma antecipada, com um desconto de 15% para quem optar pelo pagamento à vista. Conforme informou a Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), o benefício é válido até o dia 10 de fevereiro. As condições de pagamento e a tabela do IPVA 2026 já estão disponíveis no site da Sefaz-BA.

Além do desconto de 15% para pagamento integral até o prazo estipulado, também haverá o tradicional desconto de 8% para quem preferir realizar o pagamento da primeira cota do parcelamento. O valor das parcelas e a data de vencimento variam segundo o final da placa do veículo.
Leia também:
Quem optar pelo parcelamento do imposto contará com condições vantajosas, com a possibilidade de pagar o IPVA em até cinco vezes. A primeira parcela vence em março, para veículos com placas que terminam nos números 1 e 2. Para aderir ao parcelamento, o valor total do imposto deve ser, no mínimo, R$ 120.

Importante destacar que, ao parcelar, o contribuinte também deve quitar os débitos de licenciamento e eventuais multas de trânsito até o vencimento da quinta parcela. Caso o pagamento da primeira cota não seja feito no prazo, o parcelamento perde a validade, e o contribuinte perderá o direito ao pagamento em cinco vezes.
Para o ano de 2026, os valores do IPVA terão uma média de variação abaixo da inflação, de acordo com a Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe). A tabela de valores venais dos veículos foi elaborada com base nos preços praticados em outubro de 2025, o que deve refletir a realidade do mercado de veículos em circulação na Bahia.
O governo estadual também facilita o pagamento do IPVA ao permitir o pagamento à vista via PIX, em qualquer instituição bancária. Além disso, o licenciamento integrado, que engloba o IPVA, a taxa de licenciamento e eventuais multas, poderá ser realizado de forma totalmente digital através da plataforma ba.gov.br.
Com a frota tributável da Bahia estimada em cerca de 2,4 milhões de veículos, o IPVA é uma das principais fontes de arrecadação do Estado. O valor arrecadado é dividido igualmente entre o Estado e o município onde o veículo foi emplacado.
Alerta do Detran-BA: licenciamento e multas
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) alerta que, para manter o veículo regularizado, o contribuinte deve quitar não apenas o IPVA, mas também a taxa de licenciamento anual e eventuais multas de trânsito. O prazo para regularizar a documentação do veículo vai até a data de vencimento da quinta parcela do imposto.
Além disso, o Detran-BA destaca que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) não será mais enviado pelo correio. O documento deve ser gerado e impresso ou salvo digitalmente no celular após o pagamento integral do licenciamento, incluindo IPVA, licenciamento e multas, se houver. O cidadão poderá, assim, apresentar o documento impresso ou no formato digital quando necessário.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

