Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
Empreendedorismo

Vale Summit 24 destaca potencial empreendedor do Vale do São Francisco

Vale Summit 24 acontece entre os dias 16 e 17 de maio

Helena Pamponet Vilaboim • 02/04/2024 às 23:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Vale Summit 2024 acontece entre os dias 16 e 17 de maio na cidade de Juazeiro, interior da Bahia. O evento tem o objetivo de promover a mudança de paradigmas diante da economia do Vale São Francisco, que é ligada tradicionalmente à fruticultura e a produção de alimentos.


				
					Vale Summit 24 destaca potencial empreendedor do Vale do São Francisco
Vale Summit24 destaca potencial empreendedor do Vale do São Francisco. Divulgação

Na prática, empreendedores, investidores e profissionais do setor se reunirão para discutir sobre os desafios e oportunidades do Vale. Segundo uma das idealizadoras do evento, a CEO e fundadora da Casa das Arretadas, Luana Trindade, a atividade vai projetar um olhar para a capacidade que a região tem de se tornar um pólo de inovação tecnológica dinâmico e diversificado.

Leia mais:

“Queremos ser referência não somente na Fruticultura, mas em diversos setores da economia”, concluiu. O Vale Summit 2024 acontece na Univasf em Juazeiro, e as inscrições devem ser realizadas pelo site do evento.

Das frutas aos frutos do Vale São Francisco

Um dos exemplos trazidos pelo evento é a Coopercuc (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá), que transcendeu a produção de Umbu e lançou a primeira cerveja produzida a partir da fruta. A invenção hoje têm sete rótulos diferentes e chamou atenção da Ambev.

"A geração de renda em diversas propriedades rurais é a concretização que o empreendedorismo é real", compartilhou o CEO da empresa, que também explica que a Coopercuc fomenta a economia de municípios próximos, em especial os de Uauá, Canudos e Curaçá.

Produção de Flores no Vale São Francisco

A Universidade Federal do Vale do São Francisco também tirou vantagem da fertilidade do solo do Vale, e da procura por flores e plantas ornamentais. Sob a liderança da Dra. Márkilla Zunete Beckmann, a iniciativa surgiu como uma via de renda extra para agricultores e empreendedores locais, além de fomentar até o turismo da região.

A Dra. comenta sobre os diversos ramos da economia que recebem os produtos produzidos: "Esse consumo, como as flores de corte, direcionadas para decoração de eventos, artistas florais e funerárias; e plantas ornamentais, para o setor do paisagismo e jardinagem'.

Produção Cosmética do Vale São Francisco


				
					Vale Summit 24 destaca potencial empreendedor do Vale do São Francisco
Vale Summit24 destaca potencial empreendedor do Vale do São Francisco. Divulgação

Através do incentivo ao empreendedorismo local, a indústria de cosméticos sustentáveis também chegou ao Vale São Francisco com a empresa Juliage, liderada por Juliana Martins. A empresária destaca que a qualidade dos produtos não é só o que move a empresa, mas também a geração de oportunidades para mulheres proverem para suas famílias, e também a sustentabilidade:

"Através de nossa clínica, escola, indústria, e linha de cosméticos, criamos oportunidades de emprego, incentivamos a formação de empreendedores, e fomentamos o desenvolvimento econômico", explicou a criadora da Juliage.

Serviço - Vale Summit 2024

  • Quando: 16 e 17 de maio
  • Local: Univasf de Juazeiro, Bahia
  • Inscrições: Vale Summit
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia