O programa "Partiu Estágio", do Governo da Bahia, está com 5.874 vagas abertas para estudantes universitários que desejam atuar em órgãos públicos estaduais. As inscrições podem ser feitas até 23h59 do dia 10 de abril.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira (11) e reúne todas as regras desta edição do programa. As inscrições são realizadas pela internet, e o edital completo está disponível no site da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).
Leia também:
As oportunidades são destinadas a estudantes de 146 cursos de graduação, que poderão atuar em 323 municípios baianos, em unidades ligadas a 50 órgãos públicos estaduais.
Do total de vagas, 1.549 são para Salvador e 4.325 para municípios do interior e da Região Metropolitana. Além da capital, os municípios com maior número de oportunidades são Teixeira de Freitas, com 222 vagas, e Vitória da Conquista, com 193.
A maior parte das vagas está concentrada nos cursos de Administração (764) e Letras (734), além de Matemática e Pedagogia, ambos com 562 vagas. Entre os órgãos que mais receberão estagiários estão as secretarias de Educação (4.346 vagas) e Saúde (226), além do Departamento de Polícia Técnica (DPT), com 138 vagas.
Pré-requisitos
Para concorrer a uma vaga, o estudante deve residir na Bahia e estar regularmente matriculado em um curso de graduação com sede ou polo no estado.
Podem participar alunos de cursos presenciais, semipresenciais ou na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Também é necessário ter idade mínima de 16 anos e já ter concluído pelo menos 50% da graduação.
Dez por cento das vagas são reservadas para pessoas com deficiência, conforme estabelece a Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.
O programa também dá prioridade a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em instituição privada.
Os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 607, além de auxílio-transporte. O estágio terá duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação — exceto para pessoas com deficiência.
A carga horária será de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais.
Inscrições
O passo a passo para inscrição no Partiu Estágio está disponível no Edital 01/2026. Candidatos que ainda não possuem cadastro na plataforma BA.GOV.BR devem criá-lo antes de realizar a inscrição.
Os estudantes selecionados receberão notificação via WhatsApp, informando a mudança de status no site do BA.GOV.BR, onde poderão conferir os procedimentos, prazos e a forma de envio da documentação.
A lista final de selecionados também será divulgada no site da Saeb.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

