icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Nesta quarta (11)

Professores de universidades estaduais baianas paralisam atividades

Sem acordo com o Governo, professores das universidades estaduais baianas realizam paralisação nesta quarta-feira (11)

foto autor

Julia Gabriela

11/09/2024 às 11:09 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Uebas) realizam mais uma paralisação nesta quarta-feira (11). A ação se deu após os professores e o Governo do Estado não entrarem em um acordo sobre a proposta de recomposição salarial. As universidades que estão sem atividades por 24 horas são: Universidade Estadual da Bahia (Uneb); Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs); Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb); e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).


				
					Professores de universidades estaduais baianas paralisam atividades
Professores de universidades estaduais baianas paralisam atividades. Foto: Divulgação

Conforme a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), a negociação sobre o reajuste está no quarto ciclo de discussão e, durante a paralisação, a partir das 15h, acontecerá uma nova reunião do Fórum das Associações Docentes (FAD) com a Secretaria de Educação (SEC). Além disso, como uma forma de protesto, um ato unificado está sendo realizado na Uneb, Campus I, em Salvador, desde às 6h30.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

No dia 16 de setembro está prevista uma mobilização do movimento docente: a realização de nova assembleia para a discussão sobre a deflagração de greve. 

Docentes estão em negociação do novo piso salarial desde abril

Desde abril estão ocorrendo as negociações do Governo com as associações docentes sobe o plano de recomposição salarial. Conforme o sindicato, o governo só cedeu à mesa de negociação após a decisão das assembleias docentes pelo indicativo de greve, aprovado em junho.

Ainda segundo a Aduneb, a proposta de reajuste salarial é de três reajustes de 5,7% no mês de janeiro de 2025 e 2026, como também dezembro do próximo ano. Ao total é um reajuste de 17,42% nos dois anos citados, sendo a data-base em janeiro.


				
					Professores de universidades estaduais baianas paralisam atividades
Professores de universidades estaduais baianas paralisam atividades. Foto: Divulgação

Em nota, o Governo da Bahia informa que mantém permanentemente reuniões com as representações das universidades estaduais e continua em aberto o processo de diálogo com a categoria.

De acordo com o governo, por "entender a importância do fortalecimento do ensino superior público, o governo do estado vem continuamente investindo nas universidades estaduais, com destaque para valorização de seus docentes e técnicos".

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Julia Gabriela

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Ensino Superior