A estudante baiana Anna Laura Baptista, de 17 anos, moradora de Salvador (BA), conquistou o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Paulo, considerado um dos mais concorridos do país. No vestibular que ela foi aprovada a disputa foi de 90,7 candidatos por vaga, segundo dados da universidade.

Aluna do Colégio São Paulo, localizado no bairro da Pituba, Anna Laura estuda na instituição desde 2014 e sempre teve o desempenho acadêmico como prioridade. A aprovação em primeiro lugar, segundo ela contou ao g1, foi resultado de uma rotina intensa de estudos, especialmente no último ano do ensino médio, período marcado por provas, simulados e preparação específica para os vestibulares.
Leia também:
“No início do ano, estudei de forma mais geral porque queria fazer vários vestibulares. Depois, foquei nos processos mais específicos, como a Fuvest, treinando redação e fazendo simulados para me adaptar ao estilo da prova, que é bem diferente”, disse Anna Laura ao g1.
O curso de Medicina da USP é historicamente um dos mais disputados do país e atrai candidatos de todas as regiões do país. A primeira colocação coloca Anna Laura entre os estudantes com melhor desempenho nacional no processo seletivo.
Além da aprovação na universidade estadual paulista, a estudante baiana também foi aprovada em outras seleções da Escola Bahiana de Medicina, em Salvador, e na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
"Estava esperando o resultado do Sisu, mas eu vou para São Paulo, com certeza. A minha família por parte de mãe, mora quase todo mundo lá, então eu vou ter um apoio legal e fica mais fácil para me mudar. Apesar da Baiana ser uma excelente opção também", falou a estudante.
Ao g1, o pai de Anna Laura, Hélio Baptista, contou que ela sempre foi muito estudiosa, desde a infância, e se preparou para vestibulares participando até como "treineira", antes de se formar no ensino médio.
"Ela gostava de estudar e deixou de fazer muita coisa para se preparar para os vestibulares. Passou na Bahiana duas vezes, mas ainda não tinha terminado o terceiro ano. Durante esse tempo todo ela criou um método dela com as colegas e cada uma ensinava o que era melhor", contou Hélio.
Para a diretora do Colégio São Paulo, Maria do Socorro, o resultado de Anna Laura reflete uma trajetória de constância. “Ela sempre foi uma aluna muito disciplinada, participativa e focada. Essa aprovação é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar”, afirmou.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

