A Ford lançou um programa gratuito de qualificação profissional com a oferta de 160 novas vagas, sendo 80 destinadas à Bahia e 80 a São Paulo. Com duração aproximada de quatro meses, o curso é direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivo capacitá-las para atuar como programadores de software.

As inscrições para o "Ford <Enter>" estão abertas e podem ser realizadas pelo site até o dia 1º de fevereiro. Não é necessário ter conhecimento prévio na área para participar. Os interessados devem ter 16 anos ou mais, estar cursando ou já ter concluído o ensino médio, possuir renda familiar de até quatro salários mínimos e residir em Salvador ou na região metropolitana de São Paulo.
Leia também:
Na Bahia, o curso oferece duas opções de locais para frequentar as aulas:
- SENAI CIMATEC Orlando Gomes;
- SENAI CIMATEC Digital e Criativo, no Pelourinho.
O curso de Front-End será oferecido em turmas matutinas, com 35 vagas, e vespertinas, com 45 vagas, totalizando 300 horas de carga horária. As aulas também estão previstas para começar em março.
Outra novidade na Bahia neste ano é a possibilidade de ampliação da formação para alunos que já concluíram o curso de Front-End. Eles poderão ingressar no curso de Back-End, com turmas pela manhã e à tarde, com início em fevereiro e carga horária de 300 horas.
Em São Paulo, as aulas do "Ford <Enter>" começam em março de 2026, no SENAI Conde José Vicente de Azevedo, localizado no bairro do Ipiranga. Serão formadas duas turmas noturnas, com 20 vagas cada, em um programa de aproximadamente 400 horas, que inclui conteúdos de Front-End, Back-End, Phyton e Power BI.
Também haverá turmas no período da manhã ou da tarde, com 20 vagas cada, voltadas à formação em Power BI, Phyton, Bancos de Dados, Data Warehouse e Inteligência Artificial, totalizando cerca de 250 horas de capacitação.
Trilha de capacitação completa
Lançado em 2023, em São Paulo, o "Ford <Enter>" registrou 15 mil inscrições e atendeu mil alunos, alguns deles contratados antes mesmo da conclusão do curso. A alta demanda levou a Ford a expandir o programa, que passou a ser oferecido também na Bahia e em outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Peru e Colômbia.
Tanto na Bahia quanto em São Paulo, a formação inclui aulas de lógica, desenvolvimento de habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras. Ao final do curso, os participantes recebem certificado emitido pelo SENAI, contam com apoio na busca por oportunidades de trabalho por meio da Rede Cidadã e recebem ajuda de custo para alimentação e transporte, além de suporte pedagógico e assistência social.
Em 2026, a Ford renovou a parceria com a Soul Bilíngue, possibilitando que os estudantes participem de um processo seletivo para concorrer a 100 vagas em um curso de inglês online oferecido pela ONG. Como incentivo adicional, os dois alunos com melhor desempenho em um sistema de gamificação ganharão bolsas de intercâmbio no exterior.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

