O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (14), os cadernos de questões e os gabaritos oficiais dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
Confira aqui os gabaritos dos dois dias de provas. O exame foi realizado em 5 e 12 de novembro. De forma inédita, os candidatos poderão avaliar as provas com os resultados. Os cadernos foram adaptados para o leitor de tela livre, que utiliza NVDA (NonVisual Desktop Access), um software que captura toda e qualquer informação apresentada na forma de texto e a transforma em fala, por meio de um sintetizador de voz.
Leia também:
Também será disponibilizado o sistema operacional DOSVOX, que permite que pessoas cegas desempenhem uma série de tarefas, entre elas a conferência do gabarito, facilitação da navegabilidade, além de estudos futuros.
- Com cadeira de praia e caixa de som, pai espera por filha durante Enem
- Internautas comemoram o fim do Enem com enxurrada de memes
O resultado final do Enem será divulgado apenas no dia 16 de janeiro de 2024, conforme o edital do exame, na Página do Participante. Na Bahia, foram 857 locais de prova e 11.010 salas de aplicação. Ao todo, 324.283 pessoas se inscreveram e 162 municípios baianos foram mobilizados.
Reaplicação da prova
O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, vai até a próxima sexta-feira, 17 de novembro. As pessoas que faltaram às provas por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.
O mesmo vale para quem foi alocado a distância superior a 30 km da residência informada na inscrição. Os resultados do Enem 2023 serão divulgados em 16 de janeiro de 2024.
Provas
Segundo o Inep, mais de 3,9 milhões de candidatos estavam inscritos. No primeiro domingo, os alunos fizeram a prova de linguagens, ciências humanas e a redação, cujo tema foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". No segundo domingo, foi a vez das provas de matemática e ciências da natureza. Uma questão de ciências da natureza sobre a gripe A-H1N1 foi anulada.
Vale ainda pontuar que apesar da divulgação do gabarito, que permite ao candidato saber a quantidade de questões que acertou no Enem, ainda não é possível saber como seu desempenho será avaliado na nota final. Para isso, será preciso esperar a divulgação das notas individuais.
Isso acontece porque cada questão pode ter um peso diferente. Ou seja, a nota final não é simplesmente a soma do número absoluto de acertos. O que vale é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de correção utilizado no Enem, que torna isso possível. A TRI prioriza o desempenho que for coerente.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!