Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Educação

Inep divulga tema da redação do Enem 2023 e detalha texto

Participantes deverão dissertar sobre os 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'

Alan Oliveira • 05/11/2023 às 14:19 • Atualizada em 05/11/2023 às 14:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cerca de 45 minutos depois do início da prova, neste domingo (5).


				
					Inep divulga tema da redação do Enem 2023 e detalha texto
Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Shutterstock | Brenda Rocha

Segundo o órgão, que é responsável pela aplicação do exame, os participantes deverão dissertar sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

O texto precisa ter até 30 linhas ser dissertativo-argumentativo. Ou seja, as ideias precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e argumentações sobre o assunto.

Os participantes também contam com textos motivadores para desenvolverem os conceitos. No entanto, somente os estudantes terão acesso a esse material neste primeiro momento.

Competências e critérios

Conforme divulgou o Inep, as redações são avaliadas de acordo com cinco competências e a nota pode chegar a mil pontos. Por outro lado, há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame. Não houve mudanças nos critérios para o Enem 2023.

Correção

O processo de correção é monitorado pelo Inep em todas as etapas e segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo Instituto, afirma.

Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final. Os profissionais selecionados para isso atendem a critérios de formação, como graduação em letras e linguística, e formação continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisor e subcoordenador.

Além disso, de acordo com o Inep, é exigida experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.

Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, ao longo de mais de duas décadas de existência.

As provas, que hoje acontecem em dois domingos (neste e no dia 12), se tornaram a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

A expectativa é de que 324.283 pessoas realizem essa primeira etapa em 162 municípios baianos. Na Bahia, são 857 locais de prova e 11.010 salas de aplicação.

Dos participantes baianos, 73,5% (238.290) são isentos da taxa de inscrição e 26,5% (85.993) a pagaram. As mulheres são maioria — equivalem a 65% (210.932) das inscrições, enquanto homens representam 35% (113.351).

Ao todo, 186.746 (57,6%) já concluíram o ensino médio. Os concluintes deste ano de 2023 são 86.922 (26,8%). Entre os inscritos, 48.805 (15%) são estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos.

Outros 1.810 (0,6%) também são treineiros, tendo em vista que não cursam nem concluíram o ensino médio.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação