icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
EDUCAÇÃO

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira (24)

Durante os quatro dias do processo, os candidatos têm a oportunidade de alterar as opções de cursos para os quais desejam concorrer

foto autor

Redação iBahia

24/01/2017 às 8:42 • Atualizada em 31/08/2022 às 19:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Começa nesta terça-feira (24) o período de inscrições para o Sistema Integrado de Seleção Única (Sisu), principal meio de acesso às universidades públicas. Até sexta-feira, pode se candidatar qualquer um que tenha participado do Enem 2016, desde que não tenha tirado nota zero na redação.
Para se inscrever, basta acessar o site , com o mesmo login e senha do Enem, e escolher duas opções de curso, por ordem de preferência. Durante os quatro dias do processo, os candidatos têm a oportunidade de alterar as opções de cursos para os quais desejam concorrer. Para aumentar as chances de conquistar a tão sonhada vaga, é preciso entender o programa.
— Escolhi como primeira opção Engenharia de Petróleo na UFRJ. Havia 15 vagas de ampla concorrência e eu estava na 90ª posição. Pesquisei o histórico de convocações nos anos anteriores e resolvi arriscar. Fui chamado na terceira reclassificação — conta Thiago Delmas, de 19 anos, ex-aluno do curso pH, que participou do Sisu 2016.
Ao fim de cada dia, o sistema faz o cálculo e divulga a nota de corte (o mínimo para conseguir uma vaga) e a classificação parcial para os cursos. O cenário muda à medida em que os candidatos se inscrevem. Assim, quem está abaixo do corte tem a opção de alterar a opção para outra em que tenha mais chances ou então arriscar e torcer para passar numa repescagem.
— As universidades liberam em seus sites as listas de convocação do ano anterior. Essa pesquisa é importante não apenas para ter noção da nota de corte, mas principalmente para saber quantas pessoas foram convocadas da lista de espera. Com base nessa informação, o candidato pode ver a colocação dele no curso, no site do Sisu, e avaliar se é uma boa opção — explica Vicente Delorme, diretor do pH.
O candidato deve ter em mente que apenas só poderá concorrer a repescagem no curso da primeira opção. Para a segunda opção não há reclassificações. Por isso, é mais indicado que o candidato selecione para a segunda opção um curso em que tenha grandes chances de entrar, e deixe a alternativa mais arriscada para a primeira opção.O resultado do Sisu será divulgado no próximo dia 30. A partir daí o candidato terá dez dias para solicitar a participação na lista de espera.
Quem conseguir passar de primeira deverá se matricular entre os dias 3 e 7 de fevereiro. A partir do dia 16 de fevereiro começa a convocação dos candidatos em lista de espera.
Quem não conseguir garantir uma vaga não precisa se desesperar. No segundo semestre haverá um novo processo seletivo do Sisu. O número de vagas é reduzido, mas a concorrência, geralmente, também é menor. A data do Sisu do segundo semestre ainda não foi divulgada pelo Ministério da Educação.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Educação