Uma jovem de Porto Seguro, cidade do extremo sul da Bahia, ganhou uma viagem para Dubai para acompanhar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28). Ela representará o Brasil no evento, que acontece até o dia 12 de dezembro na maior cidade dos Emirados Árabes.
"Estou muito animada! Não só pela viagem em si, que vai ser minha primeira vez andando de avião, mas pela oportunidade de conhecer um lugar incrível como Dubai, principalmente para a COP28, porque vai ser uma das COPs mais inclusivas, vai ter muito mais presença de jovens e eu vou estar lá representando o Brasil", comentou Lara Borges Rocha, de 17 anos, em entrevista ao iBahia.
Leia também:
Para alcançar o prêmio, a estudante do Colégio Evolução participou de um projeto que uniu meio ambiente, inteligência artificial e inglês. A iniciativa, chamada de "Estimule Empatia", foi promovida pela Edify Edction - uma empresa de soluções educacionais em inglês.
A ideia era reunir professores e alunos em uma campanha sobre questões climáticas e o futuro do planeta. Com ajuda do professor que a acompanhará na viagem, Lara escreveu um pequeno texto que, através da utilização da inteligência artificial, gerou uma imagem que simbolizada a empatia.
"O meu professor Moises foi bastante importante nesse processo, por me incentivar e me auxiliar na correção do meu texto. Depois que ele fez a correção, foram ajustes mínimos, então fiquei feliz de ter conseguido fazer da maneira do certa", diz Lara.
Com um texto voltado para suas perspectivas do futuro, a jovem falou sobre a construção de um mundo sem preconceitos e com mais consciência. Veja abaixo a imagem produzida pela inteligência artificial:
A COP28 reuniu197 países e a União Europeia para discutir e firmar acordos sobre questões ambientais no mundo. O objetivo é ponderar os impactos do aquecimento global e estabelecer metas para remediação deste problema.
Confira o texto de Lara, na íntegra:
"O que espero para o futuro? Quero que as pessoas deixem o preconceito de lado e comecem a ver que religião, cor e cultura não tornam uma pessoa superior ou inferior. Dessa forma, deixaremos de lado os problemas constantes do cenário geopolítico e passaremos a focar apenas no problema real vivido: os Desastres Ambientais. Nosso planeta está clamando por ajuda! E nós, a sociedade da informação, devemos cuidar disso! Inventamos uma ferramenta capaz de ligar um continente a outro em segundos! Algo que as gerações passadas pensavam ser impossível! Além disso, criamos a neurociência e conseguimos estudar a máquina mais poderosa e mais difícil de manusear, o cérebro. Seremos realmente incapazes de cuidar do nosso planeta? Lembre-se, uma pessoa não pode fazer a diferença, mas uma nação pode!"
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!