Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
Entrevista

Jovem de Poções é um dos baianos que tirou nota mil na redação do Enem

Resultado da prova foi divulgado nesta terça-feira (16). A Bahia teve quatro notas 1000 na redação, todas de estudantes de unidades particulares

Iamany Santos • 16/01/2024 às 20:31 • Atualizada em 16/01/2024 às 23:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A realização e, principalmente, a espera pelosresultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) geram uma ansiedade para aqueles que passam pela prova. Porém, para Alex Novais Maciel, de 20 anos, o resultado foi uma grande felicidade uma vez que ele é um dos quatro baianos que tirou 1000 na redação da prova.


				
					Jovem de Poções é um dos baianos que tirou nota mil na redação do Enem
Jovem de Poções é um dos baianos que tirou nota mil na redação do Enem. Foto: Arquivo pessoal

Ao acessar a nota do exame, divulgada nesta terça-feira (16), Alex se sentiu aliviado e muito feliz. "Eu fiquei muito realizado. Por mais que estivesse confiante, sempre tem aquela insegurança lá no fundo. Quando vi a nota tirou um peso grande das minhas costas, fiquei bem feliz", conta o jovem, em entrevista ao iBahia.

Leia mais:

Se preparar para o Enem, que é o maior e mais importante exame de admissão para educação de nível superior no Brasil, foi um processo longo e gradual. Assim como os outros baianos nota mil, Alex estudou o ensino médio em um colégio particular de Poções, cidade no sudoeste da Bahia, onde nasceu.

Bolsista no Instituto Educacional Cecília Meireles, ele destaca que a base educacional proporcionada pela escola e pela família foram aspectos importantes para o sucesso na prova.

"Desde que terminei o terceiro ano, em 2020, eu venho me preparando. A cada ano eu intensifiquei mais [os estudos]. No ano passado, eu tinha me dedicado bastante mas não tinha conseguido atingir meu objetivo", relata Alex que se prepara desde 2020 para realizar o sonho de cursar de Medicina e se especializar em neurologia.


				
					Jovem de Poções é um dos baianos que tirou nota mil na redação do Enem
Foto: Arquivo pessoal

Para de fato conseguir alcançar a nota desejada, o jovem precisou analisar onde estava falhando no teste. Com isso, ele percebeu que precisava lapidar alguns conhecimentos em redação e construir um repertório melhor para a prova.

"[A construção desse repertório] foi uma parte bem importante, porque nos anos passados eu senti uma dificuldade muito grande de conseguir relacionar os conhecimentos que eu tinha com o tema. Por exemplo, às vezes até tinha conhecimento, mas eu não tinha essa habilidade de relaciona-los com o tema [da redação]. Dessa vez, minha dificuldade foi escolher qual referência usar", diz Alex, que chegou a citar grandes autoras como Simone de Beauvoir e Chimamanda Ngozi em sua redação.

Para além da prova

Filho e sobrinho de professoras de redação, Alex destaca que o resultado da redação é também resultado de um esfoço da família. Com a ajuda da mãe e da tia, o rapaz conseguiu lapidar suas habilidades e alcançar a nota necessária para realizar o sonho de cursar medicina, mas isso não só o que ele conseguiu.

Interessado em se candidatar para a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, também no sudeste do estado, o baiano reflete sobre a potência do período de estudos em seu futuro. Para ele, o processo e a busca por mais referências fez com que ele acessasse informações importantes para a vida inteira.

"Todas as coisas que eu aprendi, a bagagem que eu peguei estudando para passar no curso que eu quero, eu vou levar para o resto da vida. Não só o conhecimento em si, mas o [autoentendimento] sobre quais métodos funcionam melhor, como aprender melhor. Acho que essas são coisas que você levam para a vida toda", pontua ele.

Baianos nota mil

A jovem Beatriz Medeiros dos Santos Tudella, de 20 anos, também alcançou a nota 1000 na redação do Enem. Com o sonho de fazer medicina desde criança, a moradora de Salvador ficou bastante surpresa com o resultado.


				
					Jovem de Poções é um dos baianos que tirou nota mil na redação do Enem
Foto: Arquivo pessoal

"Nunca tive muita dificuldade em redação e treinei bastante ano passado. Eu esperava 900, mas mil foi realmente uma surpresa. Fiquei muito feliz", afirmou a estudante, em entrevista ao g1.

Resistente aos "nãos" ao longo do caminho, a baiana estudou para o exame por seis anos e fez cursinho pré-vestibular por dois anos no Bernoulli, colégio localizado no bairro da Pituba.

"Cada nota que não vinha como o esperado, eu pensava em faze outro curso. Mas eu sempre desisti de desistir, porque não tem nada que eu queria mais do que medicina", conta.

Cheia de repertório, Beatriz afirma que estudar atualidades é importante para o bom desempenho na prova, além de ajudar nas questões de história e geografia. Já ansiosa pelo Sisu, cuja inscrição abre no dia 22 de janeiro, a baiana conta que a Universidade Federal da Bahia (UFBA) será a primeira opção para a realização do curso.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação