Muito conteúdo para estudar num prazo curto é a realidade de qualquer estudante. Para ajudar a economizar tempo e otimizar a hora do estudo, o especialista em leitura dinâmica Juarez Lopes deu oito dicas para os leitores do EXTRA.
As práticas devem ser seguidas por, pelo menos, 21 dias consecutivos, durante uma hora e meia. Segundo o profissional, o hábito vai fazer com que o aluno aumente até seis vezes sua capacidade de leitura e compreensão de texto:
- Estudar é diferente de ler, é interpretar, resumir, e criar artifícios associativos de memorização que permitam acessar o conteúdo resumido no momento que se fizer necessário. Enfim, estudar é cumprir um ritual e a leitura é uma ferramenta imprescindível nesse processo..
1 - Saiba quais são suas dúvidas
Faça um inventário das suas dúvidas antes de iniciar o estudo de um tema. Quando direcionamos a mente para o que estamos procurando, as respostas, caso estejam na bibliografia estudada, aparecem mais facilmente durante a leitura. É como se o cérebro possuísse um site de busca.
2 - Use as mãos para ler
Use sua mão forte para seguir as linhas do livro durante a leitura. Isso vai ajudar a guiar os olhos e trará muito mais foco e concentração.
3 - Tire 10 minutos de descanso
A curva da produtividade cai após cada 50 minutos, por isso é importante fazer um descanso de 10 minutos após esse período. Aproveite o intervalo para comer e ir ao banheiro, por exemplo.
4 - Sublinhe
Sublinhe o conteúdo estudado como se estivesse escrevendo um telegrama, marcando apenas a parte que realmente importa. Esta prática facilitará a confecção de resumos.
5 - Esquematize os resumos
Antes de iniciar um resumo, faça um esquema (mapa mental) que funcione como um esqueleto do conteúdo. O que você precisa saber? O que pode cair na prova? Com o que está tendo mais dificuldade? Tudo isso deve estar no resumo.
6 - Escreva à mão
Faça resumos escritos à mão. A escrita é uma ferramenta poderosa para a memorização e ajuda na hora de responder questões dissertativas, garantindo um texto legível e coerente.
7 - Use um gravador
Com o resumo pronto, leia o texto para um gravador e ouça o áudio quantas vezes forem necessárias para a memorização. Quando repetimos sem entender, decoramos, mas quando repetimos após entender, memorizamos.
8 - Treine bastante
O cérebro melhora conforme o utilizamos. Então, quanto mais o aluno treinar a leitura, a interpretação de texto e a produção de resumos, mais rápido e prazeroso o estudo se tornará.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!