Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
Sisu 2024

Veja tudo sobre inscrições do Sisu; seleção segue até o dia 25

O programa passa a acontecer apenas uma vez por ano em 2024. Saiba todas as informações importantes

Iamany Santos • 22/01/2024 às 16:02 • Atualizada em 22/01/2024 às 23:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira (22) e os candidatos devem ficar atentos aos prazos. Em 2024, o processo passou por algumas mudanças e uma delas é de que o Sisu só abrirá uma vez por ano.


				
					Veja tudo sobre inscrições do Sisu; seleção segue até o dia 25
O programa passa a acontecer apenas uma vez por ano em 2024. Saiba todas as informações importantes. Foto: Studio Formatura/Galois

Além disso, há algumas mudanças quanto à Lei de Cotas - que reserva 50% das vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência que cursaram o ensino médio em escola pública.

Leia mais:

As inscrições seguem até o dia 25 de janeiro e o resultado da chamada regular será divulgado no dia 30 de janeiro. Confira abaixo todas as informações importantes sobre o Sisu 2024:

Como se inscrever?

As inscrições do Sisu devem ser realizadas através pelo site do programa por meio do login único do Governo Federal. No sistema, o candidato precisa atualizar seus dados e responder perguntas, caso queira se aplicar para a Lei de Cotas.

Quem pode participar?

Podem participar da seleção que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e tenham obtido uma nota maior do que zero na prova de redação.

Quantas vagas estão sendo oferecidas?

As universidades públicas da Bahia ofertarão 23.887 vagas de acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2024. Juntas, as unidades de ensino participantes na Bahia somam 9% das vagas totais disponíveis no Brasil.

Em todo o país, serão ofertadas 264.360 vagas em 127 instituições de ensino, sendo que quase metade, 121.750, será destinada para cotistas.

Qual a mudança na Lei de Cotas?

A partir de 2024, a classificação para os candidatos da Lei de Cotas dependerá do desempenho do estudante no Enem 2023. Isso porque candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência concorrerão às vagas reservadas apenas se não alcançarem, inicialmente, as notas para ampla concorrência.

Com isso, incialmente, todos os candidatos competem juntos, sem distinções de seleção. Caso um aluno que faça parte dos grupos cotistas passe na ampla concorrência, este não faz uso da cota e, portanto, não ocupa vaga enquanto cotista.

Assim como na lei anterior, a reserva de vagas para esses grupos será proporcional à quantidade de pessoas assim autodeclaradas no estado da seleção, conforme o último Censo do IBGE.

Onde divulgada o resultado do Sisu?

O resultado do Sisu poderá ser acessado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.

Como saber se o candidato está na lista de espera?

Caso fiquem vagas remanescentes para os cursos, a instituição de ensino convocará os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera do Sisu.

A convocação segue a classificação utilizada para a chamada regular, mas consedra apenas os candidatos que especificaram o interesse na lista de espera.

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula é responsabilidade das próprias instituições de ensino, então é importante que os candidatos fiquem atentos às convocações da lista de espera junto à instituição de ensino para a qual tenha se candidatado.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação