Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Entenda como vai funcionar a propaganda eleitoral gratuita na TV

Veiculação começa no dia 31 de agosto e vai durar 35 dias

Redação iBahia • 23/08/2018 às 18:54 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que começa a partir do próximo dia 31 de agosto, terá 35 dias de duração. Serão exibidos dois blocos diários de 25 minutos cada. Cada bloco será dividido em segmentos. O dos candidatos a presidente e a governador serão exibidos em dias alternados. Os programas dos presidenciáveis serão exibidos às terças, quintas e aos sábados, junto com a propaganda dos candidatos a deputado federal. E o dos candidatos ao governo dos estados, às segundas, quartas e sextas, mesmos dias em que serão exibidas as campanhas dos candidatos ao Senado e a deputado estadual. Nos domingos, não haverá propaganda.

Além disso, de acordo com regulamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos terão direito a 70 minutos de inserções diárias que devem ser divididas em partes iguais para candidatos às eleições majoritárias e proporcionais.

Nesta quinta, o TSE divulgou a ordem de quem aparecerá nos dois blocos diários dos candidatos à Presidência que irão ao ar durante o primeiro turno. O programa dos presidenciáveis na TV começa no dia 1º de setembro, um sábado. Foi definido um rodízio, e a candidata da Rede à Presidência, Marina Silva, será a primeira a aparecer, seguida de Cabo Daciolo (Patriota), José Maria Eymael (PSDC), Henrique Meirelles (MDB), Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Geraldo Alckmin (PSDB), Vera Lúcia (PSTU), Lula (PT), João Amoêdo (Novo), Álvaro Dias (Podemos), Jair Bolsonaro (PSL) e João Goulart Filho (PPL).

Além disso, foi definido pelo TSE, a partir dos cálculos dos tempos de propagandas dos 13 candidatos, que a sobra de 9 segundos de propaganda será destinada ao último candidato que falar em cada um dos blocos diários. Depois do primeiro dia, a ordem vai sendo alterada até que todos sejam contemplados igualmente com o tempo de sobra.

Ao todo serão 25 minutos para as eleições majoritárias e proporcionais, sendo que metade deste tempo (12 minutos e meio) será destinado aos 13 candidatos à Presidência. Nestes dias o restante do tempo ficará para as propagandas dos candidatos a deputado.

TSE também divulgou a divisão do tempo que cada candidato à Presidência terá direito nos dois blocos de propaganda partidária, que é calculado levando em conta a bancada na Câmara dos Deputados das siglas que compõem a chapa do candidato. De acordo com a divisão, Geraldo Alckmin ( (PSDB, PRB, PP, PTB, PR, PPS, DEM, PSD, SDD) terá 5 minutos e 32 segundos; seguido de Lula ( PT, PCdoB e PROS), com 2 minutos e 23 segundos; Henrique Meirelles (MDB e PHS) com 1 minuto e 55 segundos; Álvaro Dias (Pode, PSC, PTC, PRP), com 40 segundos; Ciro Gomes (PDT-Avante), com 38 segundos; Marina Silva (Rede-PV), 21 segundos; Guilherme Boulos (PSOL- PCB ),13 segundos; Jair Bolsonaro (PSL), 8 segundos; Cabo Daciolo (Patriota), 8 segundos; Vera Lúcia (PSTU), 5 segundos; João Amoêdo (Novo), 5 segundos e João Goulart FIlho (PPL), com 5 segundos.

Além do sorteio, o TSE realizou uma audiência pública com a presença de representantes de partidos e de empresas de comunicação para colher sugestões sobre o plano de mídia das eleições 2018. As sugestões poderão ser recebidas até as 19h desta sexta-feira, e serão juntadas na proposta de instrução que vai regulamentar a distribuição da propaganda eleitoral que será analisada pelo plenário do TSE na próxima terça-feira.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias