Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Especialista alerta para uso excessivo de eletrônicos na pandemia

De acordo com o levantamento feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 7 em cada 10 médicos entrevistados na pesquisa identificaram a progressão de miopia em crianças no período

Redação iBahia • 18/08/2021 às 23:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A quarentena teve impacto direto na vida das pessoas. Muitas, passaram a desenvolver atividades usando aparelhos eletrônicos como computadores, tablets e celulares, de forma contínua e isso tem afetado a saúde ocular. De acordo com o levantamento feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), sete em cada dez médicos entrevistados na pesquisa identificaram a progressão de miopia em crianças no período.

Em Salvador, o cenário não é diferente. Segundo a médica oftalmologista da rede municipal de saúde, Leonora Marques, os primeiros sintomas são sempre dores de cabeça com frequência, ardências ou cansaço nos olhos.

"Ficar muito tempo nesta situação vai resultar numa sobrecarga que vai gerar dores oculares, cansaço visual, dor de cabeça e ressecamento ocular", ressaltou Leonora.



Vale ressaltar que o cidadão nem sempre é informado ou ignora o uso adequado desses aparelhos. Sendo assim, a especialista ressalta a importância de evitar o exagero.

"Nós temos que evitar o uso excessivo desses eletrônicos, mesmo que protegidos por lentes antirreflexos que barram a radiação. Mesmo que, nesse momento, os cidadãos precisem exercer suas atividades, é necessário que respeitem o limite de uso e procurem um oftalmologista para diagnóstico, caso apresente alguma deformação", declarou a médica.


O uso do celular pelo filho Johnata Williams, de 13 anos, é uma das preocupações da dona de casa Cristiane Siqueira, de 41 anos, que tenta controlar o hábito oferecendo outras opções.

“Oriento a ler um livro e sempre arrumo um tempo para jogar dominó e baralho, por exemplo. Também estipulo um horário para os eletrônicos porque, além de prejudicar a visão, pode provocar a falta de interesse em fazer outras atividades”, relatou.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias