icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NOTÍCIAS

Flica chega ao seu 3º dia com homenagens, lançamentos e poesia

Terceiro dia de evento comemorou centenário do escritor baiano Adonias Filho

foto autor

16/10/2015 às 21:30 • Atualizada em 01/09/2022 às 3:24 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O terceiro dia da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) chegou ao fim nesta sexta-feira (16), com direito a poesias, homenagens e lançamentos. O principal personagem do dia foi o escritor Adonias Filho (1915-1990), que comemora centenário de nascimento neste ano. Criançada também teve programação especial.
"Era um escritor singular", Carlos Ribeiro relembra baiano Adonias Filho, que completaria 100 anos em 2015. Foto: Egi Santana / Flica
Homenagem - Carlos Ribeiro e Silmara Oliveira homenagearam o escritor Adonias Filho (1915-1990), que comemora o centenário de nascimento este ano. "Era um escritor singular, poderoso na utilização dos recursos expressivos nessa coisa brilhante que é a lingua portuguesa", lembrou Carlos Ribeiro. Silmara também não poupou elogios ao escritor baiano, da cidade de Ilhéus: "É um homem universal. A universalidade dele percorre dentro de sua intimidade. É um gigante".
Clarissa Macedo e Rita Santana recitaram poesia durante conversa sobre 'Versos, diversos'. Foto: Egi Santana / Flica
Na Poesia - As poetisas Clarissa Macedo e Rita Santana abriram a rodada de conversa nas mesas da Flica sobre 'Versos, diversos'. Recitando poemas, lembrando histórias e debatendo autores, a conversa foi mediada por Roberval Pereyr. Ao final das mesas de debate, Rodrigo Gurgel e Silvério Duque fizeram um bate-papo sobre críticos de literatura e a formação acadêmica.
Criançada interagiu durante o lançamento do livro 'Brincando com versos, cirandas e outras poesias'. Foto: Egi Santana / Flica
Lançamentos - A Secretária de Cultura lançou o projeto Mapa da Palavra.BA, que pretende criar um registro dos artistas baianos para identificar as necessidades e as estratégias para incentivar a literatura no estado. Na Fliquinha, as crianças se divertiram e participaram interativamente do lançamento do livro 'Brincando com versos, cirandas e outras poesias'.
Fliquinha - Diversão não faltou para a criançada que compareceu à Fliquinha. O dia começou com Sílvio Carvalho contando história com música aos pequenos. Em seguida, Sálua Chequer apresentou a contação 'Essa toalha tem história'. O público infanto-juvenil ainda assistiu ao filme Turma da Mônica no Cine Fliquinha. A programação encerrou com uma ciranda literária comandada por Rita Carelli.
Cicloteca levou diversão e literatura às ruas de Cachoeira. Foto: Egi Santana / Flica
Leitura Itinerante - Às ruas de Cachoeira abriram espaço para projetos itinerantes. A cicloteca, uma ação da Petrobras com o Governo Federal, levou animação e leitura para as crianças que interagiam com os palhaços da cicloteca. Já o Projeto independente 'Ler na Praça' estacionou a kombi itinerante e realizou a doação de livros, ao som de música ao vivo.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Notícias