Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > infraestrutura
Whatsapp Whatsapp
Vem aí

Após mais de 9 meses fechado, Governo do Estado anuncia reforma no TCA

Obras só devem ficar prontas no final de 2026

Gabriela Braga • 05/11/2023 às 14:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Após mais de 9 meses fechado devido a um incêndio, o Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, passará por reforma. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinou neste domingo (5), a licitação das obras de requalificação do prédio principal. O espaço, no entanto, só deverá estar disponível para a população até o final de 2026.


				
					Após mais de 9 meses fechado, Governo do Estado anuncia reforma no TCA
Após mais de 9 meses fechado, governo do estado anuncia reforma no TCA. Foto:

De acordo com o Governo do Estado, essa será a terceira etapa do projeto, que vai envolver um investimento de R$ 151 milhões para a reforma das estruturas da sala principal, do foyer, restauração das fachadas, substituição total da cobertura e melhorias nas áreas centrais do equipamento cultural.

Leia mais:

Ainda segundo o governo, a requalificação também tem o objetivo de adequar o teatro às normas técnicas e acústicas mais atuais. O terraço também vai ganhar investimentos para que eventos sejam realizados no local. Para isso, também vão acontecer intervenções no sistema de drenagem e impermeabilização do terraço.


				
					Após mais de 9 meses fechado, Governo do Estado anuncia reforma no TCA
Após mais de 9 meses fechado, governo do estado anuncia reforma no TCA. Divulgação

O diretor-geral do TCA, Moacyr Gramacho, explica que atualmente os ruídos externos são um problema para as apresentações. “Um dos focos será a performance acústica [do teatro] para escuta de sala sinfônica. Nos últimos anos, o público aprimorou sua audição e isso exige que os espaços tenham uma grande requalificação. Então, a gente vai mexer na acústica, fazendo uma blindagem para reduzir os ruídos externos”, completou.

A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) e terá intervenções também no jardim suspenso, no restaurante, na bilheteria, na sala de ensaio da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), dos espaços administrativos dos Corpos Artísticos (OSBA e BTCA). As salas de ensaio polivalentes, os espaços administrativos, o centro técnico, rota de acessibilidade e outras instalações também serão contemplados. A área total reformada chegará a 17.934,70m².

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM INFRAESTRUTURA :

Ver mais em Infraestrutura